v. 17 n. 36 (2025): Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP)

Publicado: 2025-04-02

Artigos

  • “EU APRENDI A TRABALHAR ONLINE”: AS PROFESSORAS E SUA FORMAÇÃO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE)

    Valdete A. Fernandes Moutinho GOMES, Célia Maria Fernandes NUNES, Ana Maria Mendes SAMPAIO (Autor)
    Abstract views: 676 / PDF downloads: 271
    e863
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v17.i36.e863
  • OS PROJETOS DE ANTONIO SOBRAL SOBRE AS REFORMAS EDUCACIONAIS EM CÓRDOBA E A ESCOLA NORMAL SUPERIOR PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES (ARGENTINA, 1930-1943)

    María Cristina Vera DE FLACHS, Antonio SILLAU-PÉREZ (Autor)
    Abstract views: 467 / PDF downloads: 133
    e887
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v17.i36.e887
  • RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE NAS LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA DA UNESP

    Rodrigo Bastos CUNHA (Autor)
    Abstract views: 463 / PDF downloads: 150
    e861
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v17.i36.e861
  • CENÁRIO INTEGRADOR: A INFLUÊNCIA DA COMUNIDADE DE PRÁTICA NA SELEÇÃO DE TEMAS DE RELEVÂNCIA SOCIAL

    Gabriel Adonai do Nascimento MATA, Thiago Santos GUIMARÃES, Elisa Prestes MASSENA (Autor)
    Abstract views: 413 / PDF downloads: 148
    e804
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v17.i36.e804
  • A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CENÁRIO DA PRODUÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES

    Matheus dos Santos REIS, Guadalupe Edilma Licona de MACÊDO, Ana Cristina Santos DUARTE (Autor)
    Abstract views: 549 / PDF downloads: 268
    e864
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v17.i36.e864
  • AQUI JAZ O “3+1”. A RESOLUÇÃO 4/2024 E O NOVO CONTEXTO DE REFORMA DAS LICENCIATURAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

    Júlio Emílio DINIZ-PEREIRA (Autor)
    Abstract views: 3061 / PDF downloads: 1933
    e909
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v17.i36.e909
  • A OCUPAÇÃO DE TERRITÓRIOS VIRTUAIS POR PROFESSORES(AS) DO BRASIL E DA COLÔMBIA PARA A PROMOÇÃO DE UM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS ANTIRRACISTA

    Denise Gonçalves da CRUZ, Natalino Neves da SILVA (Autor)
    Abstract views: 409 / PDF downloads: 121
    e862
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v17.i36.e862
  • FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO NO CONTEXTO DA IMPLEMENTAÇÃO DO CURRICULO DA CIDADE

    Carolina de Queiros Silva SOARES, Celso do Prado Ferraz de CARVALHO (Autor)
    Abstract views: 579 / PDF downloads: 267
    e872
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v17.i36.e872
  • A PESQUISA NA PRÁTICA DOCENTE: DESVENDANDO OS DIZERES E FAZERES DOS PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA

    Cícero Edinaldo dos SANTOS, Francione Charapa ALVES, Ana Paula Lima BARBOSA (Autor)
    Abstract views: 499 / PDF downloads: 253
    e867
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v17.i36.e867
  • IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE NA PRÁTICA DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA

    Nivia Gislaine GROTHE VITÓRIA, Natana Alvina BOTEZINI, Daniela Garcez WIVES, Alice Munz FERNANDES (Autor)
    Abstract views: 1572 / PDF downloads: 498
    e782
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v17.i36.e782
  • A AÇÃO ORIENTADORA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: EXAUSTÃO MENTAL E A TRANSPOSIÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA PANDEMIA

    Ana Carolina Sabino dos SANTOS, Helena Maria dos Santos FELÍCIO (Autor)
    Abstract views: 744 / PDF downloads: 349
    e789
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v17.i36.e789
  • A INICIAÇÃO NA CARREIRA DOCENTE E A IMPORTÂNCIA DA RECEPÇÃO INSTITUCIONAL: SENTIMENTOS E PERCEPÇÕES

    Dalvana Silva da GAMA, Ana Cristina Quintanilha SCHREIBER (Autor)
    Abstract views: 780 / PDF downloads: 407
    e802
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v17.i36.e802
  • POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES DA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO SEGUNDO PROFESSORAS UNIDOCENTES

    Giovanni Scataglia Botelho PAZ, Solange Wagner LOCATELLI (Autor)
    Abstract views: 724 / PDF downloads: 272
    e808
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v17.i36.e808
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A JUSTIÇA SOCIAL, EDUCACIONAL E CURRICULAR: ENTRE DESAFIOS E POSSIBILIDADES

    Talitada Silva CAMPELO (Autor)
    Abstract views: 1309 / PDF downloads: 573
    e803
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v17.i36.e803
  • DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE POLÍTICO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/PROFESSORAS

    Marcelo Donizete da SILVA (Autor)
    Abstract views: 1252 / PDF downloads: 1106
    e871
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v17.i36.e871