A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CENÁRIO DA PRODUÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v17.i36.e864Palavras-chave:
Inclusão, Revisão de literatura, Formação docente, BiologiaResumo
Esse artigo objetiva investigar as teses e dissertações indexadas no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações que abordam a formação de professores de Ciências Biológicas na perspectiva da educação inclusiva no período de 2008 a 2024. A metodologia apresenta abordagem qualitativa, configurando-se em uma revisão sistemática de literatura. Dos 76 trabalhos encontrados, quinze atendiam aos critérios da pesquisa e foram organizados em três eixos temáticos. a) Distribuição da produção científica no cenário nacional; b) Debates sobre o currículo da formação de professores de ciências biológicas e a educação inclusiva; c) Concepções de educação inclusiva. Os resultados apontam que a formação de professores de Ciências Biológicas para a educação inclusiva enfrenta desafios, desde a adaptação curricular até a mudança atitudinal. Embora a produção científica esteja se expandindo, a garantia da inclusão depende também de políticas públicas e de uma transformação nas práticas socioeducacionais.
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