A PESQUISA NA PRÁTICA DOCENTE: DESVENDANDO OS DIZERES E FAZERES DOS PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA
DOI:
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v17.i36.e867Palavras-chave:
Professores pesquisadores, Apropriação de saberes, Projeto de pesquisa, Pesquisa-ação pedagógica.Resumo
Este artigo tem como objetivo investigar os dizeres e fazeres dos professores no processo de elaboração de projetos de pesquisa dos estudantes do curso de Pedagogia. Fundamenta-se em referenciais teóricos sobre a interface entre pesquisa e prática docente no contexto acadêmico. Com abordagem qualitativa, adota o método de Pesquisa-Ação Pedagógica e analisa as respostas de um questionário aplicado a estudantes do referido curso por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados evidenciam que a pesquisa na prática docente ajuda a desvendar os modos pelos quais os dizeres e fazeres dos professores emergem e são mobilizados no cotidiano educativo. A ação pedagógica dos professores contribuiu para aprendizagens conceituais, operacionais e relacionais por parte dos estudantes. Além disso, permitiu identificar limitações que impactaram o processo de elaboração dos projetos, sinalizando a necessidade de novos investimentos formativos.
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