CENÁRIO INTEGRADOR: A INFLUÊNCIA DA COMUNIDADE DE PRÁTICA NA SELEÇÃO DE TEMAS DE RELEVÂNCIA SOCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v17.i36.e804
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Palavras-chave:

Reconfiguração curricular, Cenário Integrador, Comunidade de prática, Formação de professores

Resumo

O Cenário Integrador visa reconfigurar o currículo escolar, interligando o aprendizado dos estudantes à sua realidade por meio do debate de temas socialmente relevantes. O objetivo desta pesquisa é compreender como a Comunidade de Prática (CoP) seleciona os temas de relevância social nas propostas de reconfiguração curricular e quais são as contribuições para a formação de professores de Química. Utilizou-se a técnica de Grupo Focal para obter as informações provenientes das discussões ocorridas no processo de planejamento das propostas, com três licenciandas em Química que participaram de uma CoP. As informações obtidas foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva, resultando em uma categoria emergente: a) Comunidades de Prática e a Formação de Professores de Química: explorando temas de relevância social. Os resultados destacam que a educação e o papel dos professores são moldados por contextos sociais, e que a escolha dos temas orienta o currículo rumo à justiça social.

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Publicado

2025-08-25

Como Citar

MATA, G. A. do N.; GUIMARÃES, T. S.; MASSENA, E. P. CENÁRIO INTEGRADOR: A INFLUÊNCIA DA COMUNIDADE DE PRÁTICA NA SELEÇÃO DE TEMAS DE RELEVÂNCIA SOCIAL. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 17, n. 36, p. e804, 2025. DOI: 10.31639/rbpfp.v17.i36.e804. Disponível em: https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/e804. Acesso em: 5 dez. 2025.