IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE NA PRÁTICA DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v17.i36.e782
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Palavras-chave:

Ciência sociais, Formação específica, Identidade disciplinar, Sociologia

Resumo

A pesquisa realizada teve como objetivo analisar o modo como os docentes formados em outras áreas criam suas representações e identidades profissionais acerca da disciplina de Sociologia. Para tanto, empregou-se uma investigação qualitativa e exploratória por meio de um estudo de caso, cujos dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas e de observação participante. Os resultados obtidos demonstraram que a identidade profissional docente expressa nos discursos dos sujeitos não está condicionada à disciplina em que são especialistas, tampouco ao componente curricular ministrado. Isto é, suas identidades emergem e diferenciam-se em função das suas próprias especificidades enquanto indivíduos e dos diferentes contextos em que suas práticas se desenvolveram ao longo da trajetória profissional, tanto no ambiente escolar quanto fora dele.

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Publicado

2025-04-02

Como Citar

GROTHE VITÓRIA, N. G. .; BOTEZINI, N. A.; WIVES, D. G.; FERNANDES, A. M. IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE NA PRÁTICA DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA . Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 17, n. 36, p. e782, 2025. DOI: 10.31639/rbpfp.v17.i36.e782. Disponível em: https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/e782. Acesso em: 20 jun. 2025.
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