https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/issue/feed Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores 2025-04-09T19:14:56+00:00 José Jardilino rbpfp@revformacaodocente.com.br Open Journal Systems <div class="home-box"> <p>A "Formação Docente" – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, publicação digital sob a responsabilidade editorial do Grupo de Trabalho- GT "Formação de Professores" (GT08), da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), em coedição com a Editora Autêntica.</p> </div> https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/e782 IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE NA PRÁTICA DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA 2025-04-02T22:28:29+00:00 Nivia Gislaine GROTHE VITÓRIA niviagrothe@gmail.com Natana Alvina BOTEZINI natanabotezini@gmail.com Daniela Garcez WIVES garcezd@gmail.com Alice Munz FERNANDES alicemunz@gmail.com <p>A pesquisa realizada teve como objetivo analisar o modo como os docentes formados em outras áreas criam suas representações e identidades profissionais acerca da disciplina de Sociologia. Para tanto, empregou-se uma investigação qualitativa e exploratória por meio de um estudo de caso, cujos dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas e de observação participante. Os resultados obtidos demonstraram que a identidade profissional docente expressa nos discursos dos sujeitos não está condicionada à disciplina em que são especialistas, tampouco ao componente curricular ministrado. Isto é, suas identidades emergem e diferenciam-se em função das suas próprias especificidades enquanto indivíduos e dos diferentes contextos em que suas práticas se desenvolveram ao longo da trajetória profissional, tanto no ambiente escolar quanto fora dele.</p> 2025-04-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Nivia Gislaine GROTHE VITÓRIA, Natana Alvina BOTEZINI, Daniela Garcez WIVES, Alice Munz FERNANDES (Autor) https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/e789 A AÇÃO ORIENTADORA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: EXAUSTÃO MENTAL E A TRANSPOSIÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA PANDEMIA 2025-04-02T22:28:27+00:00 Ana Carolina Sabino dos SANTOS santoscarol0680@gmail.com Helena Maria dos Santos FELÍCIO helena.felicio@unifal-mg.edu.br <p>O presente artigo tem por objetivo discutir como a atividade docente de orientação, no âmbito do Programa de Residência Pedagógica em uma Universidade do Sul de Minas, foi mediada digitalmente, enfocando a transferência da docência para o ambiente residencial e os desafios enfrentados pelos professores orientadores nesse contexto. Ademais, destaca-se a natureza multifacetada do trabalho do orientador e as implicações significativas que os aspectos emocionais tiveram no processo de orientação e no próprio bem-estar (ou mal-estar) do docente universitário. A pesquisa qualitativa, realizada por meio de entrevistas com sete orientadores e analisada com base nos pressupostos da análise construtiva-interpretativa de González Rey (2010), revela que a pandemia intensificou e complexificou o trabalho dos orientadores. A invasão do espaço doméstico pelo trabalho docente gerou desafios para conciliar as demandas profissionais com as responsabilidades familiares e domésticas, impactando o bem-estar dos orientadores.</p> 2025-04-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Ana Carolina Sabino dos SANTOS, Helena Maria dos Santos FELÍCIO (Autor) https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/e802 A INICIAÇÃO NA CARREIRA DOCENTE E A IMPORTÂNCIA DA RECEPÇÃO INSTITUCIONAL: SENTIMENTOS E PERCEPÇÕES 2025-04-02T22:28:25+00:00 Dalvana Silva da GAMA dalvanagama@gmail.com Ana Cristina Quintanilha SCHREIBER acrischreiber@yahoo.com.br <p class="western">O presente estudo teve como objetivo investigar as formas de recepção docente em uma instituição federal de educação de nível médio e superior do extremo sul catarinense, por meio de uma pesquisa qualitativa e semiestruturada, aplicada junto aos docentes que ingressaram na instituição durante os 12 meses anteriores a pesquisa. Com isso se buscou compreender quais os sentimentos e percepções dos docentes recém-ingressos quanto a esta recepção institucional. Sendo assim, para embasar esta pesquisa, foram estudados autores que trabalham com formação e profissão docente, como também com iniciação a carreira. Relacionados os autores e os dados obtidos nas entrevistas conclui-se pela inexistência de uma recepção docente formal e estruturada na instituição e que devido a isso os professores manifestaram certos sentimentos e percepções em determinados momentos que envolveram a sua chegada na instituição, destacando os aspectos que faltaram nesta recepção, conforme suas experiências.</p> 2025-04-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Dalvana Silva da GAMA, Ana Cristina Quintanilha SCHREIBER (Autor) https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/e808 POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES DA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO SEGUNDO PROFESSORAS UNIDOCENTES 2025-04-09T19:14:56+00:00 Giovanni Scataglia Botelho PAZ giovanni.scataglia@gmail.com Solange Wagner LOCATELLI solange.locatelli@ufabc.edu.br <p>Este estudo propõe explorar as concepções e práticas de 13 professoras unidocentes de uma escola pública da cidade de São Paulo, visando compreender as barreiras e possibilidades enfrentadas por essas educadoras no desenvolvimento de atividades investigativas. Para a coleta de dados adotou-se a metodologia do World Café, método colaborativo de aprendizado que estimula a troca de ideias entre as participantes. As discussões foram conduzidas em pequenos grupos, permitindo que elas compartilhassem suas vivências e ideias sobre o ensino de ciências. As discussões foram transcritas e analisadas com base na análise de conteúdo. Os resultados expõem que o domínio conceitual ainda é um grande obstáculo para as participantes, dificultando a reflexão e a elaboração de atividades investigativas. Porém, as professoras assentiram as vantagens do ensino por investigação, como a promoção de habilidades científicas e aprendizagem menos memorística. O estudo indica um potencial significativo para a implementação dessa abordagem, apesar das dificuldades.</p> 2025-04-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Giovanni Scataglia Botelho PAZ, Solange Wagner LOCATELLI (Autor) https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/e803 FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A JUSTIÇA SOCIAL, EDUCACIONAL E CURRICULAR: ENTRE DESAFIOS E POSSIBILIDADES 2025-04-05T22:04:50+00:00 Talitada Silva CAMPELO talitacampelo@gmail.com <p>Este ensaio aborda os princípios que fundamentam a formação de professores para justiça social, educacional e curricular, considerando as contribuições de Candau, Paulo Freire, Cochran-Smith e Zeichner sobre esta temática. Partindo dos conceitos de igualdade e diferença, correlacionados com os constructos desses autores, o texto explora caminhos possíveis para a formação de professores que se beneficiem da diversidade que marca invariavelmente a escola e que promovam o enfrentamento da desigualdade educacional que condena ainda mais uma significativa parcela da sociedade brasileira já alijada de seus direitos civis, sociais e humanos. A docência é destacada como atividade-fim com potencial de emancipação dos sujeitos pela via de práticas pedagógicas comprometidas com aprendizagens contextualizadas e significativas para todos os alunos em suas potencialidades. O propósito é evidenciar como a formação docente para a justiça social, curricular e educacional é condição inerente para a construção de uma escola cada vez mais inclusiva, e democrática. </p> 2025-04-05T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Talitada Silva CAMPELO (Autor) https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/e871 DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE POLÍTICO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/PROFESSORAS 2025-04-09T19:14:53+00:00 Marcelo Donizete da SILVA marmaio1970@gmail.com <p>Este artigo tem como objetivo analisar a produção da pesquisa em Educação, sua interconexão com as teorias educacionais, seus desdobramentos na discussão acerca dos Direitos Humanos, sua articulação com a cultura étnico-racial na Educação Básica e sua contribuição para o debate sobre a formação docente. A metodologia proposta levou em conta a pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico acerca das teorias que congregam a proposta política e pedagógica da Ciência da Educação para a construção dos fundamentos da diversidade, no que é referente à história da cultura africana e sua interface com a educação brasileira. O referencial teórico é de cunho histórico-crítico e envolve as áreas de Política, Filosofia e História da Educação do Povo Negro no Brasil. Espera-se contribuir com a análise crítica sobre a Formação Docente e a História da Cultura Africana no Brasil, na perspectiva emancipadora das relações étnico-raciais e na crítica à análise da educação proposta pelas teorias educacionais.</p> 2025-04-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Marcelo Donizete da SILVA (Autor)