AQUI JAZ O “3+1”. A RESOLUÇÃO 4/2024 E O NOVO CONTEXTO DE REFORMA DAS LICENCIATURAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v17.i36.e909
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Palavras-chave:

Formação de professores, Licenciaturas, Reforma curricular, Resolução 4/2024, Brasil

Resumo

O propósito deste artigo é discutir o atual contexto de reforma dos cursos de licenciatura no Brasil, após a aprovação da Resolução 4/2024. Este documento será analisado e, sempre que necessário, comparado a diretrizes curriculares anteriores. Além disso, seis desafios para a implantação dessa Resolução serão levantados. E, por fim, dar-se-á ênfase às possibilidades que as novas diretrizes nos permitem para avançarmos em nossos modelos de formação de professores com destaque para a oportunidade histórica que temos de sepultar de vez o chamado “modelo 3+1” e suas variações que persistem desde a criação desses cursos. Princípios gerais para a reforma dos programas de formação de professores da educação básica e princípios específicos para a organização dos “estágios” nesses programas, bem como um exercício de tradução das diretrizes atuais e desses princípios em uma matriz curricular de um curso hipotético de licenciatura de 3.240 horas serão também compartilhados neste texto.

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Publicado

2025-08-11

Como Citar

DINIZ-PEREIRA, J. E. AQUI JAZ O “3+1”. A RESOLUÇÃO 4/2024 E O NOVO CONTEXTO DE REFORMA DAS LICENCIATURAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 17, n. 36, p. e909, 2025. DOI: 10.31639/rbpfp.v17.i36.e909. Disponível em: https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/e909. Acesso em: 5 dez. 2025.