DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE POLÍTICO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/PROFESSORAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v17.i36.e871
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Palavras-chave:

Direitos Humanos, Educação para as Relações Étnico-raciais, Filosofia da Educação, Formação de Professores, Políticas Educacionais

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a produção da pesquisa em Educação, sua interconexão com as teorias educacionais, seus desdobramentos na discussão acerca dos Direitos Humanos, sua articulação com a cultura étnico-racial na Educação Básica e sua contribuição para o debate sobre a formação docente. A metodologia proposta levou em conta a pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico acerca das teorias que congregam a proposta política e pedagógica da Ciência da Educação para a construção dos fundamentos da diversidade, no que é referente à história da cultura africana e sua interface com a educação brasileira. O referencial teórico é de cunho histórico-crítico e envolve as áreas de Política, Filosofia e História da Educação do Povo Negro no Brasil. Espera-se contribuir com a análise crítica sobre a Formação Docente e a História da Cultura Africana no Brasil, na perspectiva emancipadora das relações étnico-raciais e na crítica à análise da educação proposta pelas teorias educacionais.

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Referências

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Publicado

2025-04-09

Como Citar

SILVA, M. D. da. DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE POLÍTICO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/PROFESSORAS. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 17, n. 36, p. e871, 2025. DOI: 10.31639/rbpfp.v17.i36.e871. Disponível em: https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/e871. Acesso em: 4 maio. 2025.
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