Pedagogia como ciência e curso

um olhar a partir das universidades do sul do Brasil

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v15i32.662
Abstract views: 594 / PDF downloads: 808

Mots-clés :

Pedagogia. Ciência da Educação. Formação de Professores.

Résumé

Diante das persistentes críticas em relação a precariedade da formação de professores no Brasil, este trabalho tem como objetivo identificar a presença/ausência da Pedagogia como ciência da educação no curso de Pedagogia. Foi elaborado a partir do recorte de uma dissertação de curso de Mestrado em Educação que buscou analisar como vem se constituindo a Pedagogia como ciência da educação e como está configurada nos Projetos Pedagógicos dos cursos de Pedagogia, tomando como referência os documentos disponibilizados por oito universidades localizadas no Sul do Brasil. Trata-se de pesquisa bibliográfica e documental, que teve aporte teórico em autores referenciais da área como Franco (2008), Saviani (2012), Libâneo (2010), Pimenta e Severo (2021), dentre outros. Dentre os principais resultados identificou-se que o tema está em discussão, porém ainda há pouca presença sobre a Pedagogia enquanto ciência da educação nas matrizes curriculares dos Cursos de Pedagogia analisados.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
 PlumX Metrics

Références

CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: Ed. UNESP, 1999.

FERREIRA, Liliana Soares; FUENTES, Rodrigo Cardozo. Trabalho pedagógico: dimensões e possibilidade de práxis pedagógica. Perspectiva, Florianópolis, v. 35, n. 3, p. 722-737, jul./set. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/issue/view/2570. Acesso em: 12 nov. 2021.

FRANCO, Maria Amelia Santoro. Pedagogia como ciência da educação. Campinas: Papirus, 2002, 144 p

FRANCO, Maria Amelia Santoro. Pedagogia como ciência da educação. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2010.

PIMENTA, Selma Garrido (org). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo: Cortez, 2006.

PIMENTA, Selma Garrido; SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. Pedagogia: teoria, formação, profissão. São Paulo: Cortez, 2021.

PINTO, Umberto de Andrade. Escolha a Escola. Folha de São Paulo, São Paulo, p. 12-12, 24 set. 2006.

SAVIANI, Dermeval. A Pedagogia no Brasil: história e teoria. 2. ed. Campinas: SP: Autores Associados, 2012.

SEVERO, José Leonardo Rolim. Encontro 01 - Pedagogia: dos sentidos e epistemes à ciência da Educação (precursores modernos). Mediação: Dra. Aline Mascarenhas. [S.l.: s.n.], 2022. 1 vídeo (2h e 12 min). Publicado pelo canal: Rede Nacional de Pesquisadores em Pedagogia. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8_sO_3VWWBQ&ab_channel=RedeNacionaldePesquisadoresemPedagogia-RePPed. Acesso em: 15 jun. 2022.

SEVERO, José Leonardo Rolim; PIMENTA, Selma Garrido. Outra vez, o curso de Pedagogia: tradições e contradições no contexto da Resolução 02/2019 de CNE. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v.19, n. 59, 2022. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/issue/view/551/showToc. Acesso em: 27 out. 2022.

Téléchargements

Publiée

2023-05-23

Comment citer

DIAS VICENZI, F. C.; VIEIRA, M. M. M. Pedagogia como ciência e curso: um olhar a partir das universidades do sul do Brasil. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 15, n. 32, p. 11–24, 2023. DOI: 10.31639/rbpfp.v15i32.662. Disponível em: https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/662. Acesso em: 27 nov. 2024.

Articles similaires

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.