Pedagogia como ciência e curso
um olhar a partir das universidades do sul do Brasil
DOI :
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v15i32.662Mots-clés :
Pedagogia. Ciência da Educação. Formação de Professores.Résumé
Diante das persistentes críticas em relação a precariedade da formação de professores no Brasil, este trabalho tem como objetivo identificar a presença/ausência da Pedagogia como ciência da educação no curso de Pedagogia. Foi elaborado a partir do recorte de uma dissertação de curso de Mestrado em Educação que buscou analisar como vem se constituindo a Pedagogia como ciência da educação e como está configurada nos Projetos Pedagógicos dos cursos de Pedagogia, tomando como referência os documentos disponibilizados por oito universidades localizadas no Sul do Brasil. Trata-se de pesquisa bibliográfica e documental, que teve aporte teórico em autores referenciais da área como Franco (2008), Saviani (2012), Libâneo (2010), Pimenta e Severo (2021), dentre outros. Dentre os principais resultados identificou-se que o tema está em discussão, porém ainda há pouca presença sobre a Pedagogia enquanto ciência da educação nas matrizes curriculares dos Cursos de Pedagogia analisados.
Téléchargements
Références
CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: Ed. UNESP, 1999.
FERREIRA, Liliana Soares; FUENTES, Rodrigo Cardozo. Trabalho pedagógico: dimensões e possibilidade de práxis pedagógica. Perspectiva, Florianópolis, v. 35, n. 3, p. 722-737, jul./set. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/issue/view/2570. Acesso em: 12 nov. 2021.
FRANCO, Maria Amelia Santoro. Pedagogia como ciência da educação. Campinas: Papirus, 2002, 144 p
FRANCO, Maria Amelia Santoro. Pedagogia como ciência da educação. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2010.
PIMENTA, Selma Garrido (org). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo: Cortez, 2006.
PIMENTA, Selma Garrido; SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. Pedagogia: teoria, formação, profissão. São Paulo: Cortez, 2021.
PINTO, Umberto de Andrade. Escolha a Escola. Folha de São Paulo, São Paulo, p. 12-12, 24 set. 2006.
SAVIANI, Dermeval. A Pedagogia no Brasil: história e teoria. 2. ed. Campinas: SP: Autores Associados, 2012.
SEVERO, José Leonardo Rolim. Encontro 01 - Pedagogia: dos sentidos e epistemes à ciência da Educação (precursores modernos). Mediação: Dra. Aline Mascarenhas. [S.l.: s.n.], 2022. 1 vídeo (2h e 12 min). Publicado pelo canal: Rede Nacional de Pesquisadores em Pedagogia. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8_sO_3VWWBQ&ab_channel=RedeNacionaldePesquisadoresemPedagogia-RePPed. Acesso em: 15 jun. 2022.
SEVERO, José Leonardo Rolim; PIMENTA, Selma Garrido. Outra vez, o curso de Pedagogia: tradições e contradições no contexto da Resolução 02/2019 de CNE. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v.19, n. 59, 2022. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/issue/view/551/showToc. Acesso em: 27 out. 2022.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Fernanda Carla Dias Vicenzi, Marilandi Maria Mascarello Vieira (Autor) 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Le droit d'auteur appartient exclusivement aux auteurs. Les droits de licence utilisés par le périodique sont la licence Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): Ces sont permis le partage (la copie et la distribution de matériel sous n’importe quel support ou format) et l'adaptation (remix), la transformation et la création de matériel à partir du contenu.