v. 12 n. 25 (2020): (set-dez/2020) Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP)

					Visualizar v. 12 n. 25 (2020): (set-dez/2020) Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP)

A Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP) – é uma publicação do Grupo de Trabalho Formação de Professores (GT8), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) publicada em parceria  com a Autêntica Editora. Esta publicação refere-se ao primeiro quadrimestre de 2020 - número 25, do volume 12 Setembro- Dezembro de 2020. 

Trata-se do último número do volume 12 do difícil ano de 2020 em que  o mundo enfrenta uma crise sanitária em função da Pandemia do Covid.19. Chegamos ao final do ano e os prenúncios sobre uma vacina, são animadores, mas por outro lado, no Brasil, além da crise sanitária enfrentamos uma crise política e econômica em que  setores do governo central atacam a Ciência e a Educação de maneira a vilipendiar todas as conquistas até aqui alcançadas. São tantas perdas que certamente este editorial não comportaria as questões urgentes que temos para debater no campo social, político e econômico. Incluiremos, pois somente algumas notas do presente momento no campo educacional. Finalizamos  este fatídico ano com a sensação de que teremos pelo menos algo a comemorar no setor educacional – a aprovação do FUNDEB, que depois da trama realizadas pela Câmara dos Deputados  na regulamentação do FUNDEB, neste início de dezembro o Senado aprovou o texto original, evitando assim um verdadeiro retrocesso para educação básica. Neste governo a educação pública brasileira sofre profundas ameaças justamente por aqueles que a deveriam defendê-la e garantir uma educação de qualidade à população por meio das redes públicas de ensino. 

Publicado: 2020-12-23

Apresentação

  • APRESENTAÇÃO - Programa de Formação de Professores - “Residência Pedagógica

    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i25.449
    José Rubens Lima Jardilino
    Abstract views: 1011 / PDF downloads: 1103
    9-12

Artigos

  • Residência pedagógica. Circulação de ideias, modelos e apropriações na formação de professores

    Celia Maria Benedicto Giglio (Autor)
    Abstract views: 1985 / PDF downloads: 1561
    13-30
  • A Formação Continuada em um Programa de Residência Docente: A Experiência da UFJF

    Angelica Cosenza Rodrigues, Juliana Madalena Trifilio Dias, Cassiano Caon Amorim (Autor)
    Abstract views: 1003 / PDF downloads: 827
    31-42
  • O Programa de Residência Docente do Colégio Pedro II: Histórico E Perspectivas

    Francisco Mattos, Jorge Marques, Aira Suzana Ribeiro Martins (Autor)
    Abstract views: 643 / PDF downloads: 646
    43-52
  • Residência Docente no Centro Pedagógico da UFMG: O fazer docente como objeto de reflexão

    Cláudia Sapag Ricci, Selma Moura Braga, Tânia Margarida Lima Costa (Autor)
    Abstract views: 503 / PDF downloads: 581
    53-66
  • Residência pedagógica em um instituto federal: narrativa dos (des) caminhos formativos

    Rosenilde Paniago, Patrícia Gouvêa Nunes, Celso Martins Belisário (Autor)
    Abstract views: 1384 / PDF downloads: 1057
    67-80
  • Aprendendo a ser professor: as contribuições do programa Residência Pedagógica

    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i25.436
    Eliana Silva Felipe, Celi Bahia (Autor)
    Abstract views: 4900 / PDF downloads: 3676
    81-94
  • Residência Pedagógica: entre convergências e disputas o campo da Formação de Professores

    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i25.433
    Isabel Maria Sabino de Farias (Autor)
    Abstract views: 2198 / PDF downloads: 2065
    95-108
  • Residência pedagógica: uma discussão epistemológica

    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i25.437
    Katia Augusto P. Cordeiro Curado Silva (Autor)
    Abstract views: 3045 / PDF downloads: 1999
    109-122
  • A relação teoria e prática no programa residência pedagógica da Universidade Federal do Piauí

    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i25.395
    Antonia Dalva França Carvalho, Raimunda Alves Melo, Luisa Xavier de Oliveira (Autor)
    Abstract views: 1847 / PDF downloads: 915
    123-136
  • Programa de Residência Pedagógica: conexões entre a formação docente e a Educação Básica

    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i25.410
    Alba Regina Battisti de Souza Souza, Lourival José Martins Filho, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins (Autor)
    Abstract views: 1773 / PDF downloads: 1448
    137-150
  • Estudo das repercussões do Programa Residência Pedagógica na formação de Professores de Matemática

    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i25.404
    Douglas da Silva Tinti, José Fernandes da Silva (Autor)
    Abstract views: 2530 / PDF downloads: 1888
    151-172
  • Residência pedagógica, ensino por investigação e a profissionalização de professores de física de uma universidade pública federal

    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i25.387
    Geide Coelho (Autor)
    Abstract views: 1007 / PDF downloads: 799
    173-186
  • O papel do preceptor na formação de residentes

    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i25.390
    Raquel Batista Corrêa, Valéria Risuenho Marques (Autor)
    Abstract views: 2875 / PDF downloads: 2537
    187-202
  • As representações sociais e o programa de residência pedagógica para licenciandos em letras no sertão de Pernambuco

    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i25.406
    Larissa de Pinho Cavalcanti (Autor)
    Abstract views: 632 / PDF downloads: 459
    203-218
  • A vivência na residência pedagógica em química: aspectos formativos e reflexões para o desenvolvimento da prática docente

    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i25.426
    Flávia C. G. C. Vasconcelos, João Roberto Ratis Tenório da Silva (Autor)
    Abstract views: 2059 / PDF downloads: 1401
    219-234
  • Aproximações e distanciamentos entre as orientações no estágio supervisionado (ESO) e no programa de residência pedagógica (PRP) na formação dos professores de química

    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i25.372
    Thiago Araujo Silveira, Maria Cléa Gomes Marinho (Autor)
    Abstract views: 1024 / PDF downloads: 732
    235-248
  • Alfabetização de idosos: a disciplina EJA no curso de Pedagogia

    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i25.367
    Monica de Ávila Todaro (Autor)
    Abstract views: 1328 / PDF downloads: 704
    249-260
  • Formação continuada de professores: reflexões sobre o desenvolvimento do raciocínio multiplicativo no ciclo de alfabetização

    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i25.407
    Eliane Kiss de Souza, Beatriz Vargas Dorneles, Sérgio Roberto Kieling Franco (Autor)
    Abstract views: 647 / PDF downloads: 434
    261-278
  • Historia de vida de professora: Jennie Howard uma pioneira na formação de professoras na Argentina

    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i25.360
    Maria Cristina Vera de Flachs (Autor)
    Abstract views: 640 / PDF downloads: 1170
    279-292