AQUI JAZ O “3+1”. A RESOLUÇÃO 4/2024 E O NOVO CONTEXTO DE REFORMA DAS LICENCIATURAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v17.i36.e909Palavras-chave:
Formação de professores, Licenciaturas, Reforma curricular, Resolução 4/2024, BrasilResumo
O propósito deste artigo é discutir o atual contexto de reforma dos cursos de licenciatura no Brasil, após a aprovação da Resolução 4/2024. Este documento será analisado e, sempre que necessário, comparado a diretrizes curriculares anteriores. Além disso, seis desafios para a implantação dessa Resolução serão levantados. E, por fim, dar-se-á ênfase às possibilidades que as novas diretrizes nos permitem para avançarmos em nossos modelos de formação de professores com destaque para a oportunidade histórica que temos de sepultar de vez o chamado “modelo 3+1” e suas variações que persistem desde a criação desses cursos. Princípios gerais para a reforma dos programas de formação de professores da educação básica e princípios específicos para a organização dos “estágios” nesses programas, bem como um exercício de tradução das diretrizes atuais e desses princípios em uma matriz curricular de um curso hipotético de licenciatura de 3.240 horas serão também compartilhados neste texto.
Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre. Homo academicus. 2. ed. Florianópolis: Ed. UFSC, 2017. 310p.
BRASIL. Parecer CNE/CP nº 9, de 9 de maio de 2001. Sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura. Brasília: CNE, 2001.
__________. Parecer CNE/CP nº 5, de 11 de março de 2025. Orientações para a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais do Magistério da Educação Escolar Básica. Brasília: CNE, 2025.
__________. Resolução CNE/CP nº 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores de Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial da União, Brasília, 19 de fevereiro de 2002.
__________. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura. Diário Oficial da União, Brasília, 16 de maio de 2006.
__________. Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 02 jul. 2015.
DE TOMASI, Livia; WARDE, Mirian Jorge; HADDAD, Sérgio. (orgs.). O Banco Mundial e as políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 1996. 279 p.
DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Nova tentativa de padronização dos currículos dos cursos de licenciatura no Brasil: a BNC-Formação. Práxis Educacional (ONLINE), v. 17, p. 1-19, 2021. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8916
__________. Formação de Professores S/A: tentativas de privatização da preparação de docentes da educação básica no mundo. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. 196 p.
__________. Formação de professores da educação básica no Brasil no limiar dos 20 anos da LDBEN. Notandum (USP), v. 42, p. 139-160, 2016. DOI: https://doi.org/10.4025/notandum.42.10
__________. A situação atual dos cursos de licenciatura no Brasil frente à hegemonia da educação mercantil e empresarial. Revista Eletrônica de Educação, v. 9, n. 3, p. 273-280, 2015. DOI: https://doi.org/10.14244/198271991355
__________. A formação acadêmico-profissional: compartilhando responsabilidades entre universidades e escolas. In: Clarice Traversini, Elda Eggert, Eliane Peres, Iara Bonin. (Org.). Trajetórias e processos de ensinar e aprender: didática e formação de professores. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008, v. 1, p. 253-267.
__________. Formação de professores: pesquisas, representações e poder. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. 112 p.
__________. FLORES, M. J. B. P.; FERNANDES, F. S. Princípios gerais para a reforma dos cursos de licenciatura no Brasil. Interfaces da Educação, v. 12, p. 531-556, 2021. DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5384
__________. VIANA, Gabriel Menezes. A atual reforma das licenciaturas na UFMG e as lutas concorrenciais no campo universitário. In: Simone Albuquerque da Rocha (Org.). Formação de professores: licenciaturas em discussão. 1ª ed. Cuiabá: EdUFMT, 2010, v. 1, p. 15-24.
GATTI, Bernardete Angelina; GUIMARÃES, Luisa Veras de Sandes; PUIG, Daniel F. Uma cartografia na formação de professores para a educação básica: práticas e soluções inovadoras em propostas curriculares. São Paulo: Instituto de Estudos Avançados, Universidade de São Paulo, 2022. 161 p.
KRAHE, Elizabeth Diefenthaeler. Licenciaturas e suas modificações curriculares: as determinações legais do MEC-BR e os currículos da UFRGS. Educação, v. 29, n.2, 2004.
MARQUES, Carlos Alberto; DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Fóruns das Licenciaturas em universidades brasileiras: construindo alternativas para a formação inicial de professores. Educação e Sociedade, v. 23, n. 78, p. 117-142, 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000200010
MOREIRA, Plínio Cavalcanti; DAVI, Maria Manuela M. S. A formação matemática do professor: licenciatura e prática docente escolar. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
NÓVOA, António. Conhecimento profissional docente e formação de professores. Revista Brasileira de Educação, v. 27, e270129, p. 1-20, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270129
__________. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, e84910, p. 1-15, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623684910
OLIVEIRA, Bruna Mendes; OLIVEIRA, Maria Rita Neto Sales. Licenciaturas nos Institutos Federais: aspectos para discussão. Revista Brasileira de Educação Profissional Tecnológica, n. 10, v. 1, p. 22-33. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2016.3493
TERRAZZAN. Eduardo A. et al. Configurações curriculares em cursos de licenciatura e formação identitária de professores. Revista Diálogo Educacional, v. 8, n. 23, jan./abr. 2008. DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i23.3973
ZEICHNER, Kenneth M. Preparing teachers to teach successfully in historically marginalized communities. Teacher Education Quartely, v. 53, n. 3, p. 6-24, 2024.
__________. et al. Democratizing teacher education. Journal of Teacher Education. Vol., 66, n. 2, p. 122-135. 2015. DOI: https://doi.org/10.1177/0022487114560908
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Júlio Emílio DINIZ-PEREIRA (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative CommonsAttribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix), transformação e criação de material a partir do conteúdo.





















