A PESQUISA NA PRÁTICA DOCENTE: DESVENDANDO OS DIZERES E FAZERES DOS PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v17.i36.e867
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Mots-clés :

Professores pesquisadores, Apropriação de saberes, Projeto de pesquisa, Pesquisa-ação pedagógica.

Résumé

Este artigo tem como objetivo investigar os dizeres e fazeres dos professores no processo de elaboração de projetos de pesquisa dos estudantes do curso de Pedagogia. Fundamenta-se em referenciais teóricos sobre a interface entre pesquisa e prática docente no contexto acadêmico. Com abordagem qualitativa, adota o método de Pesquisa-Ação Pedagógica e analisa as respostas de um questionário aplicado a estudantes do referido curso por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados evidenciam que a pesquisa na prática docente ajuda a desvendar os modos pelos quais os dizeres e fazeres dos professores emergem e são mobilizados no cotidiano educativo. A ação pedagógica dos professores contribuiu para aprendizagens conceituais, operacionais e relacionais por parte dos estudantes. Além disso, permitiu identificar limitações que impactaram o processo de elaboração dos projetos, sinalizando a necessidade de novos investimentos formativos.

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Publiée

2025-08-11

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SANTOS, C. E. dos; ALVES, F. C.; BARBOSA, A. P. L. A PESQUISA NA PRÁTICA DOCENTE: DESVENDANDO OS DIZERES E FAZERES DOS PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 17, n. 36, p. e867, 2025. DOI: 10.31639/rbpfp.v17.i36.e867. Disponível em: https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/e867. Acesso em: 5 déc. 2025.