Professores e pesquisa: da formação ao trabalho docente, uma tessitura possível

Autores

  • Luciana Aparecida de Araujo Penitente
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Palavras-chave:

Pesquisa, Formação de Professores, Prática Docente

Resumo

O presente texto resulta de uma pesquisa intitulada A Pesquisa pedagógica nos cursos de Licenciatura em Pedagogia: aspectos do trabalho desenvolvido pelos professores, desenvolvida em nível de estágio pós-doutoral junto à Fundação Carlos Chagas. Propõe-se uma reflexão a respeito do conceito de pesquisa, que busca definir e explicitar suas características específicas e trazer algumas diferenças que marcam a pesquisa acadêmica, a pesquisa escolar e a pesquisa pedagógica, apontando esta última como relevante no processo formativo do professor. Ressalta-se a relação entre pesquisa e formação de professores, apontando também a necessidade de uma reestruturação curricular dos cursos de Pedagogia, de modo que a pesquisa possa ser pensada como eixo formativo da formação de professores. Ademais, discutem-se as contribuições da pesquisa na formação e prática docente, bem como o estudo do cotidiano escolar, enfocado como momento necessário para colocar em prática pressupostos subjacentes à prática do professor e vivenciar experiências de socialização entre alunos, professores e demais profissionais desse campo de saber.

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Publicado

2018-06-21

Como Citar

DE ARAUJO PENITENTE, L. A. Professores e pesquisa: da formação ao trabalho docente, uma tessitura possível. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 19–38, 2018. Disponível em: https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/61. Acesso em: 27 nov. 2024.

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