FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO NO CONTEXTO DA IMPLEMENTAÇÃO DO CURRICULO DA CIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v17.i36.e872
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Palavras-chave:

Políticas educacionais, currículo da cidade, formação continuada e rede municipal de São Paulo

Resumo

O objetivo do artigo é analisar a política de formação continuada oferecida aos professores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo (RMESP) no contexto da implementação do Currículo da Cidade. A partir da revisão bibliográfica e documental, discutimos os desafios e tendências da formação docente, a legislação pertinente e as políticas públicas educacionais que orientam a prática pedagógica na RMESP. O estudo evidencia a importância da formação continuada como estratégia para a consolidação de um currículo alinhado às demandas contemporâneas, destacando os avanços e as lacunas no processo de implementação do Currículo da Cidade. Os resultados indicam que, para que a formação continuada seja transformadora, é fundamental garantir políticas públicas consistentes, integração entre áreas do conhecimento, espaços colaborativos de reflexão e equidade no acesso às oportunidades formativas, de modo a fortalecer o desenvolvimento profissional docente e promover uma educação mais inclusiva e alinhada às demandas contemporâneas.

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Publicado

2025-08-25

Como Citar

SOARES, C. de Q. S.; CARVALHO, C. do P. F. de. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO NO CONTEXTO DA IMPLEMENTAÇÃO DO CURRICULO DA CIDADE. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 17, n. 36, p. e872, 2025. DOI: 10.31639/rbpfp.v17.i36.e872. Disponível em: https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/e872. Acesso em: 5 dez. 2025.