“EU APRENDI A TRABALHAR ONLINE”: AS PROFESSORAS E SUA FORMAÇÃO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE)

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DOI :

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v17.i36.e863
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Mots-clés :

Formação docente, autoformação, ensino remoto emergencial

Résumé

A formação docente constitui-se elemento fundamental para a qualidade do processo de ensino e aprendizagem e para a profissionalização do professor. Nesse artigo, apresentamos um recorte de uma pesquisa que investigou os desdobramentos do Ensino Remoto Emergencial (ERE) sobre a relação professor-aluno. Com o intuito de compreendermos e analisarmos as percepções das professoras acerca da temática de estudo, optamos pela realização de entrevistas narrativas e rodas de conversa com 15 professoras atuantes no ensino fundamental I em três escolas distintas de uma cidade do interior de Minas Gerais (uma municipal, uma estadual e uma particular). Entre outros resultados, os dados evidenciaram a relevância da formação docente, especialmente, no que se refere às habilidades digitais. Ao constatarem a existência dessas lacunas formativas, as professoras lançaram-se em um processo de autoformação individual e coletiva que possibilitou a sua reinvenção docente.

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2025-08-11

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GOMES, V. A. F. M.; NUNES, C. M. F.; SAMPAIO, A. M. M. “EU APRENDI A TRABALHAR ONLINE”: AS PROFESSORAS E SUA FORMAÇÃO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE). Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 17, n. 36, p. e863, 2025. DOI: 10.31639/rbpfp.v17.i36.e863. Disponível em: https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/e863. Acesso em: 5 déc. 2025.