A OCUPAÇÃO DE TERRITÓRIOS VIRTUAIS POR PROFESSORES(AS) DO BRASIL E DA COLÔMBIA PARA A PROMOÇÃO DE UM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS ANTIRRACISTA
DOI:
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v17.i36.e862Palavras-chave:
Territórios virtuais, Ensino de ciências, Educação antirracista, Formação de professoresResumo
Este artigo analisou como professores(as) afrodescendentes do Brasil e da Colômbia ocupam territórios virtuais em busca de uma formação docente para o ensino de ciências comprometido com a equidade racial. A pesquisa foi realizada entre setembro de 2023 e dezembro de 2024, com base em entrevistas semiestruturadas com seis docentes – todos participantes dos grupos virtuais “Biologia Entre Nós” (Brasil) e “Enseñanza del África” (Colômbia) – e no levantamento bibliográfico sobre a temática de territórios virtuais no Portal de Periódicos da CAPES. A partir da análise de conteúdo, identificou-se três categorias emergentes: (1) afirmação da identidade afrodiaspórica; (2) sentimento de pertencimento e aquilombamento; (3) e articulação crítica entre a ocupação dos territórios virtuais e a formação docente em ciências. A pesquisa evidenciou que esses grupos virtuais funcionam como espaços de aquilombamentos online, nos quais docentes afrodescendentes podiam compartilhar suas dúvidas pedagógicas, construindo saberes coletivos e se apoiando no enfrentamento ao racismo em seus campos de atuação.
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