PNE 2014-2024 e as políticas de formação do professor da educação infantil: conquistas e tensões

Autores/as

  • Denise de Barros Capuzzo
  • Denise Silva Araújo

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v8i14.134
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Palabras clave:

PNE, Políticas educacionais, Formação docente, Educação infantil

Resumen

No artigo, analisam-se as metas do PNE (2014-2024), que impactam a formação de professores da educação infantil. Inicialmente, discute-se a Meta 1, que trata da educação da criança pequena para compreender aquelas que se referem aos docentes que nela atuam. Para expandir e melhorar a qualidade do atendimento das crianças de 0 a 5 anos, é necessário o esforço articulado do poder público nas três esferas. A universalização da pré-escola deve permitir a superação das desigualdades de atendimento e não pode significar a redução da oferta de vagas para as crianças de 0 a 3 anos. Para tanto, são imprescindíveis políticas de formação inicial e continuada e de valorização dos profissionais que atuam na primeira etapa da educação básica. Essa questão foi abordada nas Metas 15, 16, 17 e 18. Defende-se que os docentes da Educação Infantil, assim como os professores de todos os níveis, etapas e modalidades da educação nacional, tenham assegurada sua formação inicial e continuada, articuladamente a salários dignos, a plano de carreira e ao reconhecimento profissional, para possibilitar a qualidade social da educação da criança pequena.

 

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Publicado

2016-06-30

Cómo citar

CAPUZZO, D. de B.; ARAÚJO, D. S. PNE 2014-2024 e as políticas de formação do professor da educação infantil: conquistas e tensões. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 8, n. 14, p. 83–102, 2016. DOI: 10.31639/rbpfp.v8i14.134. Disponível em: https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/134. Acesso em: 27 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos