Vol. 12 No. 24 (2020): mai-ago/2020 – Formação Docente: Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores

					View Vol. 12 No. 24 (2020): mai-ago/2020 – Formação Docente: Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores

A Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP) – é uma publicação do Grupo de Trabalho Formação de Professores (GT8), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) publicada em parceria da Autêntica Editora. Esta publicação refere-se ao segundo quadrimestre de 2020 - número 24, do volume 12 maio - agosto de 2020.

Este segundo número de 2020 apresenta uma discussão inédita nas páginas da RBPFP – trata-se do dossiê com um tema palpitante abrindo um debate sobre os temas de Gênero e Sexualidade na/para a Formação Docente. Organizado por duas pesquisadoras de renome internacional nos seus respectivos campos de estudos.  Margareth Diniz (no campo da Psicanálise e Educação) nossa colega do GT8 e a Dra Ana Guil da Universidade de Sevilla (pesquisadora no campo dos Estudos de Gênero).

Os artigos referentes ao Dossiê que abrem este número conta com a colaboração de colegas da América Latina e Europa e serão apresentados oportunamente no artigo introdutório que contextualizam as temáticas (Gênero e Sexualidade) no campo da Formação Docente da autoria das pesquisadoras convidadas para coordenar o referido Dossiê.

Published: 2020-08-11

Presentation

  • Apresentação

    José Rubens Lima Jardilino
    Abstract views: 541 / PDF downloads: 0
    9-12
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i24.358

Articles

  • PREAMBLE TO THE THEMES OF GENDER AND SEXUALITY IN TEACHER EDUCATION

    Margareth Diniz, Ana Guil (Author)
    Abstract views: 984 / PDF downloads: 816
    13-26
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i24.355
  • Professores e Igualdade na Espanha. Notas legislativas Profesorado e Igualdad en España. Aspectos legislativos

    Consuelo Flecha-García (Author)
    Abstract views: 353 / PDF downloads: 261
    27-38
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i24.343
  • Teaching at the borders: quilombo, race and gender

    Shirley Aparecida Miranda, Jairza Fernandes Rocha da Silva (Author)
    Abstract views: 876 / PDF downloads: 743
    39-52
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i24.348
  • Teacher training in Colombia: two projects, two trends 1874-1903

    Gabriela Hernandez-Vega (Author)
    Abstract views: 464 / PDF downloads: 334
    53-64
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i24.352
  • Gender equality and competency-based approach: issues of teacher education

    Ramón Pacheco, Elena Zubiaurre (Author)
    Abstract views: 537 / PDF downloads: 397
    65-76
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i24.356
  • Gender, training and teaching practice: on the visibility of lesbian teachers

    Cláudia Vianna, Tatiana Caravalho (Author)
    Abstract views: 1265 / PDF downloads: 634
    77-90
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i24.336
  • Pedagogizar corpos e conformar subjetividades: O sintagma ideologia de gênero como exercício colonizador da educação

    Carlos Magno Camargos Mendonça, Felipe Viero Kolinski Machado Mendonça (Author)
    Abstract views: 711 / PDF downloads: 513
    91-104
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i24.338
  • When queer children question teachers

    Paulo Nogueira (Author)
    Abstract views: 774 / PDF downloads: 779
    105-120
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i24.341
  • FOR A NON-TRANSFÓBIC EDUCATION: RECOGNITION AND PRODUCTION OF TRANS TRUTHS IN EDUCATION

    Marco Antonio Torres, Rubens Gonzaga Modesto, Thaynara Martins da Costa de Menezes (Author)
    Abstract views: 839 / PDF downloads: 688
    121-134
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i24.339
  • Os planos curriculares de cursos em supervisão: um contributo para uma epistemologia da prática

    JANE DO CARMO MACHADO, Ana Isabel Andrade, Rui Neves (Author)
    Abstract views: 524 / PDF downloads: 371
    135-150
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i24.314
  • A influência da indução de professores principiantes na qualidade de ensino no 1º grau do Ensino Básico em Moçambique

    Geraldo Deixa, Rosalino Subtil Chicote, Elisa Carlos Gonçalves (Author)
    Abstract views: 582 / PDF downloads: 511
    151-164
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i24.281
  • A formação de professores para a educação inclusiva de alunos com deficiências a partir da literatura

    Suelen Aparecida Felicetti, Irinéa de Lourdes Batista (Author)
    Abstract views: 2841 / PDF downloads: 1633
    165-180
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i24.312
  • Docência em Educação Infantil: diálogo entre filosofia da infância e psicomotricidade relacional

    Rosalina Rocha Araújo Moraes MORAES, Silvana Mendes Sabino Soares, Ana Maria Monte Coelho Frota (Author)
    Abstract views: 851 / PDF downloads: 782
    181-194