Pedagogizar corpos e conformar subjetividades: O sintagma ideologia de gênero como exercício colonizador da educação

Autores

  • Carlos Magno Camargos Mendonça UFMG
  • Felipe Viero Kolinski Machado Mendonça UFOP

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i24.338
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Palavras-chave:

Ideología de género; Educación; Masculinidades

Resumo

No intuito de ponderar sobre a primordialidade da existência dos conteúdos que abordam questões de gênero, de educação sexual e de sexualidade nos currículos escolares e na formação docente inicial e continuada, este artigo indaga como a implementação da agenda de combate ao gênero, proposta por setores conservadores, referenda uma pauta de exclusões e violências. Supomos que extinguir tais temas dos currículos escolares e das políticas de formação docente busca perpetuar atos de dominação e opressão masculina, além de reduzir a capacidade crítica de docentes e discentes.

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Publicado

2020-08-07

Como Citar

CAMARGOS MENDONÇA, C. M. .; VIERO KOLINSKI MACHADO MENDONÇA, F. Pedagogizar corpos e conformar subjetividades: O sintagma ideologia de gênero como exercício colonizador da educação. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 12, n. 24, p. 91–104, 2020. DOI: 10.31639/rbpfp.v12i24.338. Disponível em: https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/338. Acesso em: 9 nov. 2024.