Os Cursos de Licenciatura em Pedagogia das Universidades Públicas do Estado do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v11i21.221Palavras-chave:
Pedagogia, Universidade Pública, Formação de professoresResumo
O presente trabalho, tem como temática discutir sobre os objetivos dos cursos de Pedagogia, bem como o perfil dos licenciados das Universidades públicas do Paraná. O estudo teve início a partir de discussões e levantamentos realizados no Grupo de Pesquisa sobre o Trabalho Docente (GEPTRADO), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A pesquisa transcorreu a partir da análise documental dos Projetos dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia de oito universidades com treze unidades, e teve como objetivo compreender qual o perfil dos docentes formados por essa licenciatura, bem como quais são os objetivos do curso. Os procedimentos teórico-metodológicos adotados norteiam-se em princípios da pesquisa qualitativa, na análise documental e análise comparativa dos cursos. O acesso aos documentos se deu pelos websites das Universidades. Os resultados da análise, até o momento, foram significativos, acentuando-se como avanços algumas estratégias metodológicas e atuações que privilegiam a atuação do docente na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Percebe-se nos projetos dos cursos uma formação preocupada com a Educação Básica e comprometida com a docência. É evidente nos projetos o compromisso com uma formação justa e democrática, que valoriza a pesquisa, a relação da teoria com a prática e a interdisciplinaridade. Notou-se ainda nos projetos dos cursos a valorização da formação do professor pesquisador, crítico e criativo.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Proposta de Diretrizes para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica, em cursos de nível superior. Brasília, 2000.
BRASIL. MEC/CNE. Resolução CNE/CP nº 1/2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, licenciatura, 2006.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 2/2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 02 jul. 2015.
IMBERNÓN, F. Qualidade de ensino e formação do professorado: uma mudança necessária. São Paulo: Cortez, 2016.
MARCELO GARCIA, C. Formação de Professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 2013.
PABIS, N. A. O trabalho do pedagogo na escola pública do Paraná. 2014. 197 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2014
PARANÁ. Lei Complementar nº 103, de 15 de março de 2004. Institui e dispõe sobre o Plano de Carreira do Professor da Rede Estadual de Educação Básica do Paraná e adota outras providências. Diário Oficial do Estado nº. 6687, Curitiba, 15 de mar. de 2004.
ROMANOWSKI, J.P. Conhecimentos pedagógicos nos cursos de licenciatura e a base comum de formação de professores. In: ROMANOWSKI, JP; MARTINS, P.L.O; CARTAXO, S.R.M. Práticas de formação de professores: da Educação Básica à Educação Superior. Curitiba: PUCPRess, 2016.
SAVIANI, D. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2012.
TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2013.
UENP, Universidade Estadual do Norte do Paraná. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia – Campus Cornélio Procópio. Cornélio Procópio, 2011.
UNESPAR, Universidade Estadual do Paraná. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná/Unespar Campus de União da Vitória. União da Vitória, 2014.
UNIOESTE, Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia – campus de Francisco Beltrão. Francisco Beltrão, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative CommonsAttribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix), transformação e criação de material a partir do conteúdo.