ESCOLA, MORTE E FORMAÇÃO DOCENTE: INTERROGANDO O SILENCIAMENTO ENTRE CRIANÇAS-ADOLESCENTES E SEUS PROFESSORES

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e825
Abstract views: 24 / PDF downloads: 12

Mots-clés :

Formação docente, morte, Escola, pré-adolescente

Résumé

Este relato de experiência tem como objetivo transmitir a abordagem adotada por uma escola primária diante da morte imprevista de uma aluna a criança-adolescente do último ano. A pergunta “o que fazemos com isso?” funcionou como orientação para ritualizar o trânsito na ausência de Frida na escola. Se escreve sobre o potencial que os rituais têm através das possibilidades de invenção que oferece a arte na escola. Produções que ultrapassaram o limite do particular da escola ao público e social como tentativa de simbolizar a ausência de Frida na comunidade. Trata-se de uma sistematização de experiência que narra como a escola disponibiliza objetos culturais que, ao colocá-los em circulação/sublimação, permitem coletivizar o sofrimento e ao mesmo tempo subjetivar a morte. A escrita desta história se nutre dos grandes temas da humanidade: a sexualidade e a morte e em geral, não são tratados na formação docente.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
 PlumX Metrics

Références

AICHHOORN, August. Juventud desamparada. Prefacio de Sigmund Freud. Prólogo de Hebe Tizio. España: Gedisa, 2006.

ALLOUCH, Jean. Erótica del duelo en tiempos de la muerte seca. Buenos Aires: Cuenco de Plata, 2006.

ARIÈS, Phillippe. El hombre ante la muerte. Buenos Aires: Taurus, 2011.

BENJAMIN, Walter. “Experiencia y pobreza” [1933]. En Discursos interrumpidos I. Madrid: Taurus, 1982.

BRIGNONI, Susana. Pensar las adolescencias. Barcelona: UOC, S.L. 2012.

COROMINAS, Joan y PASCUAL, José. Diccionario crítico etimológico, castellano e hispánico. Madrid: Gredos, 1980.

CULLEN, Carlos. Críticas de las razones de educar. Buenos Aires: Paidós, 1997.

DESPRET, Vinciane. A la salud de los muertos. Relatos de quienes quedan. Buenos Aires: Cactus, 2021.

FREUD, Sigmund. “Tres ensayos de teoría sexual y otras obras”. En Obras Completas, Vol. VII. Buenos Aires: Amorrortu, 1992. Publicación original en 1905. p. 205

FREUD, Sigmund. “De guerra y muerte. Temas de actualidad”. En Obras Completas, Vol. XIV. Buenos Aires: Amorrortu, 1995. Publicación original en 1915. p. 275-301.

FREUD, Sigmund. “El malestar en la cultura”. En Obras Completas. Vol XXI. Buenos Aires: Amorrortu, 1980. Publicación original en 1930.

HASSOUN, Jacques. Los contrabandistas de la memoria. Buenos Aires: de la Flor, 1996.

HORVILLEUR, Delphine. Vivir con nuestros muertos. España: del Asteroide, 2022.

HEONIK, Kwon. Ghost of War in Vietnam. Cambridge: Cambridge UniversityPress, 2008. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511807596

JANKÉLÉVITCH, Vladimir. Pensar la muerte. Argentina: FCE, 2006.

JARA, Oscar “La sistematización de experiencias: aportes teóricos y metodológicos” Matinal. Revista de Investigación y Pedagogía, 4 y 5, Instituto de Ciencias y Humanidades de Perú, 2010.

LARROSSA, Jorge. La experiencia de la lectura. México: FCE, 2003.

NÓVOA, Antonio. Professores, imagem de um futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

RECALCATI, Massimo. El secreto del hijo. Barcelona: Anagrama, 2020.

WEDEKIND, Frank. El despertar de la primavera: Tragedia infantil. Argentina: Letra Viva, [1891] 2017.

SOUZA, Ana Cristina Gonçalves de Abreu. Revista Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.14, N.35, p. 727-741, maio-ago, 2022. DOI: https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1301

Téléchargements

Publiée

2024-12-28

Comment citer

SCRINZI, M.; RICOSSA, A. ESCOLA, MORTE E FORMAÇÃO DOCENTE: INTERROGANDO O SILENCIAMENTO ENTRE CRIANÇAS-ADOLESCENTES E SEUS PROFESSORES. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 16, n. 35, p. e825, 2024. DOI: 10.31639/rbpfp.v16.i35.e825. Disponível em: https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/e825. Acesso em: 9 janv. 2025.