Formação para e na docência no ensino superior
Estudo de caso fenomenológico em uma universidade federal
DOI :
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.647Mots-clés :
Formação e docência no ensino superior, Inserção profissional, Carreira docente universitária, FenomenologiaRésumé
Objetivamos compreender como professores que iniciaram sua carreira no magistério superior numa instituição de ensino superior federal mineira elaboram suas trajetórias de formação e práticas docentes. Nesse estudo de caso, entrevistas semiestruturadas com 5 professores, selecionados intencionalmente, foram transcritas integralmente e analisadas fenomenologicamente. Os resultados explicitam lacunas pedagógicas, aprendizagem na prática e centralidade dos sentidos individualmente apreendidos. Concluímos que tornar-se professor universitário envolve elaborar um percurso contínuo de crescimento e reflexão sobre a própria atuação.
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(c) Tous droits réservés Josiane Aparecida Lima, Carolina de Resende Damas Cardoso, Roberta Vasconcelos Leite (Autor) 2022
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