EXPECTATIVAS E DIFICULDADES DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DOCENTE REMOTO: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO
DOI :
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i30.627Mots-clés :
Biologia, Formação de professores, EstágioRésumé
O estágio supervisionado é uma etapa fundamental na formação docente, sendo período de aplicação dos conhecimentos teóricos, bem como é momento propicio àexperimentar, sob orientação, o cotidiano das escolas da educação básica, assim como participar do planejamento e organização de aulas e conhecer as situações reais dentro de sala. Todo esse contexto precisou ser remodelado devido à COVID-19, cujas atividades educacionais presenciais precisaram ser interrompidas, sendo ofertada por meio do ensino remoto emergencial.Diante desse cenário, esta investigação intenciona compreender as expectativas e dificuldades sobre o desenvolvimento dos estágios supervisionadosremotona percepção de professores em formação. A pesquisa, descritiva e de abordagem qualitativa, foi realizada com 57 licenciandos(as) de Biologia. Os dados foram coletados por meio de um formulário online e, posteriormente, analisados seguindo-se orientações da análise de conteúdo de Gibbs (2009). Pode-se perceber que que para 72% dos estagiários a expectativa em relação aos estágios foram atendidas ou superadas. Contudo a ausência de contato direto com os discentes (68,4%), a falta de retorno dos alunos com as atividades propostas (45,6%)e a não participação dos discentes devido a falta de internet (45,6%) foram dificuldades encontradas.Assim, apesar dos contratempos encontrados durante o percurso do estágio supervisionado, de modo remoto, novas aprendizagem se apresentaram, ressignificando a prática docente.
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