ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOCENTE: ELEMENTO DA FORMAÇÃO COLABORATIVA DE PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e824
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Palavras-chave:

Aprendizagem da docência, colaboração, formação de professores

Resumo

O Estágio Supervisionado Docente (ESD) é fundamental na formação inicial e continuada de professores, permitindo aos estagiários aprimorar a práxis docente e aos professores em exercício a ressignificação de suas práticas pedagógicas. A interação entre estagiários e regentes favorece uma formação colaborativa, com benefícios mútuos. Este artigo investigou essa relação, destacando a importância da colaboração no desenvolvimento docente no ESD. Adotou-se uma abordagem qualitativa, com ênfase na dimensão subjetiva, no processo de pesquisa e contexto, fazendo uso de entrevistas semiestruturadas para captar percepções e experiências dos participantes. O estudo contou com seis colaboradores: três professores de Ciências e Biologia de Viçosa-MG e três estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFV. Os resultados evidenciaram uma colaboração sólida e a troca de experiências, destacando o ESD como um espaço de desenvolvimento prático e ressignificação docente.

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Publicado

2024-12-28

Como Citar

SOUZA, M. B. de; FERENC, A. V. F.; SILVA, F. V. da. ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOCENTE: ELEMENTO DA FORMAÇÃO COLABORATIVA DE PROFESSORES. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 16, n. 35, p. e824, 2024. DOI: 10.31639/rbpfp.v16.i35.e824. Disponível em: https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/e824. Acesso em: 8 jan. 2025.