Pesquisa sobre formação de profissionais da educação no GT 8/Anped: travessia histórica
Mots-clés :
Ethos, Fórum de Debates, Pesquisa e Pós-Graduação, Metanálise, Produção Sobre Formação de Professores, Travessia do GT8Résumé
A metanálise da produção do GT8, associada à narrativa de sua travessia histórica é objeto deste artigo, resultante de Trabalho Encomendado para a 30ª. Reunião Anual (2007) e atualizado em 2009. Investigação teórica, histórica e documental que visa a reconstituir o desenvolvimento da pesquisa no “GT Formação de Professores (GT 8)”, originalmente “GT Licenciaturas”. O método de exposição é diacrônico-sincrônico e o de investigação, dialético. A constituição e consolidação do GT tem sido marcadas por pesquisas nele partilhadas e, por mediações científico-acadêmicas entre pesquisadores experientes e novos investigadores. Esses, na maioria, discentes dos programas de pós-graduação em Educação. A reconstituição histórica contextualiza o GT8 no universo dos 23 GTs da Anped e revela sua identidade como espaço específico de reflexões, discussões, debates e embates acerca da produção no campo da Formação de Profissionais da Educação. Os resultados da análise de 118 Trabalhos (1999-2008) apontam que a consolidação do GT8 decorre do esforço coletivo de dois subgrupos distintos. Um representado por um núcleo básico de pesquisadores permanentes, que se preocupa em: promover articulações entre linhas de pesquisas dos programas de pós-graduação; desenvolver projetos integrados e interinstitucionais; produzir conhecimento sobre formação de professores para a educação básica e superior. Outro, numericamente maior se comparado ao primeiro, porém com participação descontínua, casual. A existência dinâmica das pesquisas do primeiro configura o ethos do GT8.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Le droit d'auteur appartient exclusivement aux auteurs. Les droits de licence utilisés par le périodique sont la licence Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): Ces sont permis le partage (la copie et la distribution de matériel sous n’importe quel support ou format) et l'adaptation (remix), la transformation et la création de matériel à partir du contenu.