Formação continuada de professores: reflexões sobre o desenvolvimento do raciocínio multiplicativo no ciclo de alfabetização
DOI :
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i25.407Mots-clés :
Formação Continuada de Professores. Raciocínio Multiplicativo. Desenvolvimento dos Alunos.Résumé
RESUMO: Neste artigo analisa-se a eficácia da formação continuada de professores através dos resultados de grupos experimentais A, B e grupo controle, em relação ao desempenho dos alunos do 3º ano do ensino fundamental na resolução de situações-problema com distribuição/partição e multiplicação. Para tal, foi desenvolvido para os grupos experimentais A e B um processo de formação sobre o desenvolvimento do raciocínio multiplicativo a partir dos conhecimentos prévios dos alunos, coletados na aplicação de um pré-teste. Verificou-se o efeito da formação continuada ao comparar o emprego de estratégias e o percentual de acerto dos alunos no pré-teste e nos pós-teste 1 e 2, com análise qualitativa e quantitativa. Os resultados evidenciaram que o processo de formação continuada junto ao grupo experimental B, com participação espontânea dos professores, contribuiu na construção coletiva dos saberes docentes e no desempenho dos alunos.
PALAVRAS-CHAVE: Formação Continuada de Professores. Raciocínio Multiplicativo. Desenvolvimento dos Alunos.
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