Os primeiros passos na carreira docente: um estudo com professores moçambicano

Auteurs

  • Geraldo Deixa Universidade Licungo
  • Rosalino Subtil Chicote Universidade Rovuma
  • Sidónio Francisco Calisto Escola Secundária 25 d Junho Lua-Lua

DOI :

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i26.354
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Mots-clés :

Desenvolvimento profissional. Trabalho colaborativo. Início da carreira

Résumé

O artigo tem como finalidade caracterizar o processo de inserção na carreira docente de professores moçambicanos. Para o desenvolvimento da pesquisa colocamos a seguinte questão: Que traços evidenciam o processo de inserção na carreira docente no contexto moçambicano? Foi aplicado um questionário à 29 professores do Ensino Básico da cidade de Quelimane. Os resultados obtidos revelam que a carreira docente é uma profissão complexa que exige uma colaboração e sensibilização dos gestores. Portanto, a fraca colaboração a nível institucional coloca em risco a construção da identidade do professor.

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Publiée

2021-04-15

Comment citer

DEIXA, G.; CHICOTE, R. S. .; CALISTO, S. F. Os primeiros passos na carreira docente: um estudo com professores moçambicano. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 13, n. 26, p. 67–78, 2021. DOI: 10.31639/rbpfp.v13i26.354. Disponível em: https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/354. Acesso em: 9 nov. 2024.