O estágio supervisionado como espaço de reflexão sobre o exercício da docência em química no ensino médio

Auteurs

  • Maira Ferreira UFRGS
  • Eliezer Martins
  • Kauana Gonçalves

DOI :

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v11i20.192
Abstract views: 3297 / PDF downloads: 2439

Mots-clés :

Ensino de Química, Formação de professores, Estágio supervisionado

Résumé

O estágio supervisionado é componente curricular obrigatório em cursos de Licenciatura. Essencial para a formação de professores, o estágio envolve atividades de prática profissional em situações reais de trabalho, possibilitando tempos e espaços de aprendizagem da prática docente e permitindo ao estudante analisar seu ambiente profissional. Esta etapa da formação docente pode ser entendida como um período de interstício entre as aprendizagens construídas na academia e os saberes produzidos na prática profissional, uma vez que, durante os estágios, os licenciandos são perpassados pelas teorizações e práticas da universidade e da escola. Esse tempo de aprendizagem contempla uma proposta de formação acadêmica que considera os saberes professorais e as experiências relacionadas à prática do cotidiano na relação com o âmbito escolar, o local que exercerão sua futura profissão (TARDIF, 2002, apud SILVA, 2009).Fazer essa transição da cultura acadêmica para a cultura escolar tem sido um dos grandes desafios em cursos de formação de professores.

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Publiée

2019-07-12

Comment citer

FERREIRA, M.; MARTINS, E.; GONÇALVES, K. O estágio supervisionado como espaço de reflexão sobre o exercício da docência em química no ensino médio. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 11, n. 20, p. 11–26, 2019. DOI: 10.31639/rbpfp.v11i20.192. Disponível em: https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/192. Acesso em: 27 nov. 2024.

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