Pesquisa em rede e a formação do pesquisador em educação: uma experiência do Observatório da Educação (Obeduc) UECE/UFOP/UNIFESP
DOI :
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v9i16.165Mots-clés :
Formação de Professor, Rede de Pesquisa/Formação, Professor pesquisadorRésumé
Este artigo apresenta uma reflexão sobre a contribuição da Pesquisa em Rede para a formação do professor pesquisador em Educação. Teve como apoio o financiamento do Programa Observatório da Educação – OBEDUC/CAPES1, iniciativa que promove, de modo integrado, a produção de conhecimento sobre a Educação Básica e a formação do pesquisador dessa área. É uma iniciativa com forte potencial indutor da melhoria da formação do professor, tendo como esteio o princípio da aproximação e da interlocução universidade e escola pública. Igualmente, representa ação que favorece a sistematização de conhecimentos de temas e pontos pulsantes na cena educativa nacional escolar, a exemplo do desenvolvimento dos professores e da inovação nas práticas de ensino. A reflexão aqui posta faz considerações sobre a relevância da pesquisa na formação de professores, registrando depoimentos de docentes da Educação Básica participantes de investigação em rede e a relevância em termos de formação continuada e os respectivos impactos no desenvolvimento profissional dos professores da Escola Básica, participantes da pesquisa.
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