As contribuições do professor supervisor para a construção da identidade docente de licenciandos em ciências biológicas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i29.532
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Palabras clave:

Professor supervisor. Identidade docente. Estágio curricular supervisionado.

Resumen

A pesquisa objetivou compreender como os saberes da experiência do professor supervisor (PS) contribuem com a construção da identidade docente de licenciandos em Ciências Biológicas durante o período do Estágio Curricular Supervisionado (ECS). O estudo é de caráter qualitativo. Participaram da pesquisa catorze licenciandos, e o instrumento de coleta de dados foi o questionário.  Os dados foram analisados segundo a técnica de análise do conteúdo proposta por Lawrence Bardin. Os resultados indicam que a participação do PS na construção da identidade docente do licenciando não se restringe a aspectos relacionados à prática docente, no momento do ECS. Esta colaboração vai além, pois o estagiário tem contato com as dimensões científica/técnica, política, ética e estética da profissão. Nesse sentido, entendemos que os cursos de formação inicial devem dar especial atenção às discussões que problematizem as condições do trabalho docente e estimulem a valorização do PS.

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Publicado

2022-04-16

Cómo citar

REIS, M. dos S.; DIAS, V. B. As contribuições do professor supervisor para a construção da identidade docente de licenciandos em ciências biológicas. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 14, n. 29, p. 133–148, 2022. DOI: 10.31639/rbpfp.v14i29.532. Disponível em: https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/532. Acesso em: 27 nov. 2024.