A formação e a condição docente num contexto de complexidade e diversidade

Autores/as

  • Margareth Diniz Universidade Federal de Ouro Preto
  • Célia Nunes Universidade Federal de Ouro Preto
  • Carla Cunha Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Ana Lúcia de Faria e Azevedo Universidade do Estado de Minas Gerais
Abstract views: 1541 / PDF downloads: 2334

Palabras clave:

Condição Docente, Formação Docente, Pesquisa

Resumen

Esta comunicação pretende trazer algumas reflexões acerca das novas configurações da docência na contemporaneidade, considerando a necessidade de se articular a formação e a condição docentes e de compreendê-las a partir dos contextos sócio-históricos em que se efetivam. Entende-se que a docência vai além do conjunto de ações da professora e do professor no cotidiano da sala de aula e abrange as diversas dimensões do ser professor/a em sua complexidade. Reconhecendo a concretude dessa experiência, o texto aborda elementos como a diversidade sociocultural, a subjetividade, a formação inicial e continuada, a relação professor/aluno/a, e tantos outros aspectos que constituem o sujeito professor/a neste momento histórico, marcado por rápidas e profundas transformações culturais e econômicas, forjadas e alimentadas no interior/exterior da escola, mas que incidem sobre seus tempos e espaços, trazendo novos desafios para a educação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2011-06-30

Cómo citar

DINIZ, M.; NUNES, C.; CUNHA, C.; AZEVEDO, A. L. de F. e. A formação e a condição docente num contexto de complexidade e diversidade. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 3, n. 4, p. 13–22, 2011. Disponível em: https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/27. Acesso em: 27 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.