Formação docente: a educação do campo em foco
Palabras clave:
Formação de professores, Educação do campo, Docência em escola do campoResumen
Este texto apresenta uma reflexão sobre a formação de professores para atuar em escolas do campo, contemplando parte dos resultados de pesquisa realizada em estudos de doutoramento (2009-2013). Metodologicamente, investimos em pesquisa qualitativa baseada em entrevistas e respectivas análises, rea-lizadas com sete professoras de uma escola do/no campo. Para base teórica, utilizamos autores como Arroyo (2007), Arroyo, Caldart e Molina (2004), Freire (1996) e Leite (2002). As análises mostraram que voltar o olhar para esse profissional é um exercício que ajuda na construção de novos conhecimentos acerca da formação de professores para as escolas do campo. Concluímos que há necessidade de os docentes estarem atentos à importância de entender aspectos que constituem a rotina do homem rural e determinam os hábitos e costumes dos educandos para melhor desempenhar a docência. Alterações na estrutura organizacional das escolas e nos programas de formação docente são fundamentais para mudanças nesse quadro.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor/a pertenecen exclusivamente a los autores. La Revista se publica bajo el derecho de licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), en el que se permite compartir (mediante la reproducción y distribución del material en cualquier medio o formato) y adaptar (remix), alterar y crear material desde el contenido.