Formação docente: a educação do campo em foco

Autores/as

  • Cátia Simone Becker Vighi
Abstract views: 3807 / PDF downloads: 2072

Palabras clave:

Formação de professores, Educação do campo, Docência em escola do campo

Resumen

Este texto apresenta uma reflexão sobre a formação de professores para atuar em escolas do campo, contemplando parte dos resultados de pesquisa realizada em estudos de doutoramento (2009-2013). Metodologicamente, investimos em pesquisa qualitativa baseada em entrevistas e respectivas análises, rea-lizadas com sete professoras de uma escola do/no campo. Para base teórica, utilizamos autores como Arroyo (2007), Arroyo, Caldart e Molina (2004), Freire (1996) e Leite (2002). As análises mostraram que voltar o olhar para esse profissional é um exercício que ajuda na construção de novos conhecimentos acerca da formação de professores para as escolas do campo. Concluímos que há necessidade de os docentes estarem atentos à importância de entender aspectos que constituem a rotina do homem rural e determinam os hábitos e costumes dos educandos para melhor desempenhar a docência. Alterações na estrutura organizacional das escolas e nos programas de formação docente são fundamentais para mudanças nesse quadro.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2015-12-31

Cómo citar

VIGHI, C. S. B. Formação docente: a educação do campo em foco. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 7, n. 13, p. 115–132, 2015. Disponível em: https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/126. Acesso em: 27 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos