TECNOLOGIAS DIGITAIS E FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e813Palavras-chave:
Tecnologias educacionais, Ensino Fundamental, DocênciaResumo
Este texto traz a reflexão sobre a relação docência, formação e trabalho com Tecnologias Digitais (TD) no campo da Educação. A pesquisa possui natureza qualitativa e abrange um estudo de caso realizado por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas, tem como objetivo analisar a situação vivenciada pelas educadoras do Ensino Fundamental I, de uma escola pública municipal de Belo Horizonte, localizada em uma região periférica, em relação a sua prática e à utilização das TD no período pandêmico. A pesquisa de campo contou com a aplicação de um questionário com quatorze educadoras. Para complementar esse processo, foram realizadas seis entrevistas com essas mesmas professoras. Os resultados apontaram que, antes da pandemia da covid-19, as TD eram pouco utilizadas nas práticas educativas, porém, a partir do período pandêmico, essa foi a maneira encontrada para se aproximar dos alunos, ao mesmo tempo que tanto os professores quanto as escolas não estavam preparados para essa utilização.
Downloads
Referências
BARRETO, R. G. A recontextualização das tecnologias da informação e da comunicação na formação e no trabalho docente. Educação & Sociedade, Campinas, v. 33, n. 121, p. 985-1002, 2012. https://doi.org/10.1590/ S0101-73302012000400004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302012000400004
BARRETO, R. G. et al. As tecnologias da informação e da comunicação na formação de professores. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 31, p. 31-42, 2006. https://doi.org/10.1590/S1413-24782006000100004 DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782006000100004
BATISTA, Valter Pedro; PESCE, Lucila. A formação continuada de professores em ambiente de cibercultura e suas demandas para as políticas públicas. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 38., 2017, São Luís. Anais eletrônicos [...]. São Luís: ANPEd, 2017. Disponível em: <http://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos/trabalho_38anped_2017_GT16_289.pdf>. Acesso em: 26 maio 2024.
BOTO, Carlota et al. (org.). A escola pública em crise: inflexões, apagamentos e desafios. São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2020. Disponível em: <http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/564/499/1938>. Acesso em: 26 maio 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Básica 2020: Resumo Técnico. Brasília: Ministério da Educação, Inep, Diretoria de Estatísticas Educacionais, 2021. Disponível em: <https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_escolar_2020.pdf>. Acesso em: 28 maio 2024.
BRUNO, Adriana Rocha; HESSEL, Ana Maria Di Grado. Presenças remotas: narrativas sobre as aulas em tempo de distanciamento físico. Revista FAEEBA, Salvador, v. 30, n. 64, p. 60-75, out./dez. 2021. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/download/11765/8971/>. Acesso em: 26 maio 2024. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n64.p60-75
CONTE, Elaine; MARTINI, Rosa Maria Filippozzi. As tecnologias na educação: uma questão somente técnica? Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 4, p. 1191-1207, out./dez. 2015. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/edreal/a/6dtyr69fvxK7bBmCm5H35FQ/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 28 maio 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623646599
CORDEIRO, Salete de Fátima Noro; BONILLA, Maria Helena Silveira. Em tempos de redes e ubiquidade: desafios para a educação. Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. 3, p. 1605-1619, set./dez. 2021. Disponível em: <https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/64799/37784>. Acesso em: 28 maio 2024. DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46i3.64799
COSTA, José Wilson da; PAIM, Isis. Informação e conhecimento no processo educativo. In: COSTA, José Wilson da; OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro (orgs.). Novas linguagens e novas tecnologias: educação e sociabilidade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004. p. 10 – 27.
ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo. Formação docente para a inclusão digital via ambiente escolar: o PROUCA em questão. 147 f. Tese (doutorado) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Programa de Pós-Graduação em Educação, Goiânia, 2015.
FRANCESCO, Nayara Nascimento; LEONE, Simone Delago. Educação Midiática contra fake news. Revista Científica UMC, Mogi das Cruzes, v. 5, n. 1, p. 1-15, 2020. Disponível em: <https://seer.umc.br/index.php/revistaumc/article/view/955/766>. Acesso em: 28 maio 2024.
KENSKI, Vani Moreira. Caminhos futuros nas relações entre novas educações e tecnologias. In: SILVA, Ainda Maria Monteiro et. al. Políticas educacionais, tecnologias e formação do educador: repercussões sobre a didática e as práticas de ensino. Recife: Endipe, 2006. p. 213-226.
KENSKI, Vani Moreira. Novas tecnologias: o redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 8, maio/ago. 1998. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/277042533_Novas_tecnologias_o_redimensioname nto_do_espaco_e_do_tempo_e_os_impactos_no_trabalho_docente>. Acesso em: 28 maio 2024.
MACHADO, Juliana Brandão; PERONDI, Maurício. Formação docente para a Cibercultura: mapeamento de projetos pedagógicos de cursos de licenciatura. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE, 19., 2018, Salvador. Anais eletrônicos [...]. Salvador: Endipe, 2018. Disponível em: <http://www.xixendipe.ufba.br/modulos/consulta&relatorio/rel_download.asp?nome=100377.pdf>. Acesso em: 28 maio 2024.
MENDES, Elaine do Nascimento; SANTOS, Luciana dos. Aprender a aprender novas maneiras de ensinar. Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação - RECITE, Rio de Janeiro, v. 5, n. esp., p. 104-106, 2020. Disponível em: <https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/142/164>. Acesso em: 28 maio 2024.
MORAN, José Manuel. Gestão inovadora da escola com tecnologias. Gestão educacional e tecnologia. São Paulo: Avercamp, p. 151-164, 2003.
MORAN, José Manuel. Mudar a Forma de Ensinar e de Aprender com tecnologias. Revista Interações, São Paulo, v. 5, n. 9, p.57-72, 2000. Disponível em: Redalyc.Mudar a forma de ensinar e aprender com tecnologias
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos; BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e Mediação Pedagógica, v. 21, p. 11-72, 2013.
PINHEIRO, Laura Amélia Pereira; OLIVEIRA, Mariana Paula Moreira de; MARINHO, Zacarias. Políticas para uso de tecnologias na educação: um estado da arte. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 21, 2023. DOI: 10.69532/2178-4442.v21.74628. Disponível em: <https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/74628>. Acesso em: 14 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.69532/2178-4442.v21.74628
QUILES, Cláudia Natália Saes. As salas de tecnologia educacionais: modos de “ensinar” e “aprender” como traduções da cultura escolar. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 33., 2010, Caxambu. Anais eletrônicos [...]. Caxambu: ANPEd, 2010. Disponível em: <http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT16-6469--Int.pdf>. Acesso em: 25 maio 2024.
SOARES, Kátia Martins; PROCASKO, Josiane Carolina Soares Ramos. A inserção da tecnologia no ensino fundamental: reflexões a partir da práxis pedagógica. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 16, n. 2, p. 15–28, 2019. DOI: 10.5216/rpp.v16i2.55655. Disponível em: <https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/55655>. Acesso em: 13 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v16i2.55655
SOUZA, Isabel Maria Amorim de; SOUZA, Luciana Virgília Amorim de. O uso da tecnologia como facilitadora da aprendizagem do aluno na escola. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, 2013. Disponível em:<https://ufs.emnuvens.com.br/forumidentidades/article/view/1784>. Acesso em: 14 dez. 2023.
TRINDADE, Gésus de Almeida; SILVA, Maria Deusa Ferreira. Desenvolvimento profissional docente no curso de matemática do Parfor à luz do processo formativo. REMATEC: Revista de Matemática, Ensino e Cultura, v. 14, n. 32, p. 29-46, 2019. Disponível em: <https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/151/150>. Acesso em: 28 maio 2024. DOI: https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n32.p29-46.id202
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Dayse Maria CAIXETA, Juliana Cordeiro Soares BRANCO, Claudia Tavares do AMARAL (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative CommonsAttribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix), transformação e criação de material a partir do conteúdo.