Vol. 14 No. 31 (2022): Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP)

					View Vol. 14 No. 31 (2022): Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP)

A Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP) – é uma publicação do Grupo de Trabalho Formação de Professores (GT8), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) publicada em parceria com Autêntica Editora. Esta publicação refere-se ao segundo quadrimestre de 2022 - número 31 do volume 14 (setembro-dezembro) de 2022.

Nos editoriais ou apresentações dos números anteriores deste ano sinalizamos a conjuntura e as possibilidades, ainda que remotas à época, sobre as mudanças na política e o apoio as resistências que se fazíamos sobre questões de natureza social, educacional e políticas. Denunciávamos as perdas que acumulamos no (des)financiamento da ciência, da pesquisa e da Universidade pública e conjugávamos, com todas as forças do nosso desejo de mudanças, o verbo “esperançar”. Por meio da luta construímos as saídas para a retomada dos direitos, do processo democrático, e acima de tudo, das reconquistas dos direitos perdidos ou devastados pelo governo e pelo congresso nacional de Platão. Continuamos lutando e esperançando por novos rumos e novos tempos anunciados de que no próximo editorial (set/dez de 2022) pudéssemos escrevê-lo de outro lugar político. É deste lugar que hoje escrevemos a apresentação ao n.31 do volume 14 (set-dez) de 2022.

Estamos sob o impacto de uma mudança política importante, mais em especial, esperamos que, desde nosso lugar de fala, possamos ter uma outra dimensão valorativa para a Pesquisa, a Universidade, a Ciência e a Educação de forma mais ampla. O Brasil elegeu Luiz Inácio Lula da Silva para um terceiro mandato esperando que seu governo restabeleça os processos democráticos, os direitos borrados pelas políticas necrófilas do governo do turno o qual deixará o posto, assim esperamos, em primeiro de janeiro de 2023.

Com estas auspiciosas perspectivas para nossa lida profissional e acadêmica a equipe editorial da Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores está feliz por poder apresentar ao leitores um número da revista com um tema de dossiê de relevante reflexão para o campo da Formação de Professores - “Formação docente: as interfaces com a saúde e as tecnologias”, elaborado pela Rede Mineira de Educação e coordenado pelas colegas Profa. Dra. Rosa Maria da Exaltação Coutrin (UFOP) e Profa. Dra. Mônica Maria Teixeira Amorim (UNIMONTES), reunindo pesquisadores/as desta região do Brasil em torna da temática proposta trazendo ao público-leitor resultados de pesquisas e discussões sobre temas relacionados à formação docente às relações entre docência saúde e tecnologias. Questões estas que interrogam a formação docente na interface com as áreas da saúde, tendo como pano de fundo a intensificação do trabalho docente, mediado pelas tecnologias em tempos pandêmico e pós-pandêmico. O dossiê oferece ao leitor uma abordagem da temática em interface com a saúde abordadas a partir de variados aspectos e espaços de pesquisas.

Este número conta com quinze (15) artigos, destes, sete(7) compõem o Dossiê “Formação Docente: Interfaces com a Saúde e Tecnologias” sendo o primeiro uma apresentação sistemática do tema no conjunto dos textos aprovados para este dossiê e os demais, oitos (8) compõem a sessão artigos da demanda espontânea. É importante registrar que a concentração de artigos na região sudeste (8) deve-se ao fato da composição do dossiê ter sido proposto e elaborado pela Rede Mineira de Educação. Todavia, os demais artigos demonstram um panorama nacional de resultados de pesquisas sobre o campo da formação, assim representados: (1) da região norte, (2) da região nordeste; (1) centro-oeste; (2) região sul e (7) região sudeste. Neste número publicamos dois (2) artigos de pesquisadores internacionais (1) de Portugal e (1) Chile/México.

Esperamos que este número proporcione um relevante aporte para os/as pesquisadores(as) do campo da formação de professores.

Published: 2023-01-26

Presentation

  • Apresentação

    José Rubens Lima Jardilino
    Abstract views: 469 / PDF downloads: 606
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.670

Articles

  • The TRAINING OF TEACHERS IN TIMES OF PANDEMIC, POST-PANDEMIC AND POLITICAL CONSERVATION ELEMENTS FOR ANALYSIS

    Rosa Maria, Mônica Maria Teixeira Amorim (Author)
    Abstract views: 681 / PDF downloads: 517
    11-16
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.665
  • CONSTRUCTION OF SPACES FOR THE REPOLITIZATION OF TEACHER EDUCATION FROM A FEMINIST PERSPECTIVE

    Ilich Silva- Peña, Pia Ramírez-Vásquez (Author)
    Abstract views: 325 / PDF downloads: 246
    17-30
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.655
  • TEACHER MALAISE, RIGHT-WING ADVANCE AND NECROPOLITICS IN BRAZIL REFLECTIONS FOR TEACHER TRAINING

    Rafael Baioni do Nascimento, Belén Díaz, Mônica Maria Teixeira Amorim (Author)
    Abstract views: 386 / PDF downloads: 313
    31-44
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.643
  • A formação inicial de professoras marcada pela interseccionalidade e o impacto na saúde física e mental das docentes

    Margareth Diniz, Leandro de Proença Lopes (Author)
    Abstract views: 626 / PDF downloads: 442
    45-60
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.656
  • Reverberações da pandemia no cotidiano de estudantes de mestrado em educação: Um estudo em duas universidades públicas

    Juliana Cordeiro Soares Branco, Karla Cunha Padua, Cláudia Tavares do Amaral (Author)
    Abstract views: 231 / PDF downloads: 195
    61-76
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.637
  • TRAINING FOR AND IN TEACHING IN HIGHER EDUCATION A PHENOMENOLOGICAL CASE STUDY AT A FEDERAL UNIVERSITY

    Josiane Aparecida Lima, Carolina de Resende Damas Cardoso, Roberta Vasconcelos Leite (Author)
    Abstract views: 398 / PDF downloads: 306
    77-90
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.647
  • Percepção docente sobre a formação inclusiva no ensino superior

    Kamila Alessandra Maia (Author); Atilio SALLES
    Abstract views: 415 / PDF downloads: 293
    91-108
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.586
  • Foreign language initial teacher training in Secondary Education in Portugal A historial perspective and legal framework

    Marta Pazos Anido (Author)
    Abstract views: 214 / PDF downloads: 173
    109-124
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.658
  • Formação docente Discussão internacional e a atualidade das ideias de Anísio Teixeira

    Bárbara Akemi Sato, Remi Castioni (Author)
    Abstract views: 513 / PDF downloads: 483
    125-138
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.616
  • REFLECTIONS ON MORAL VALUES BY SCIENCE TEACHERS IN A CONTINUED TRAINING COURSE

    Gilliard Luciano, Gabriella Veloso, Nilmara Mozzer (Author)
    Abstract views: 382 / PDF downloads: 269
    139-154
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.641
  • Sobre o bom e o mau professor a identidade profissional docente

    Andressa Carvalho da Silva, Jefferson Rodrigues-Silva (Author)
    Abstract views: 687 / PDF downloads: 652
    155-170
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.645
  • Entre teoria e prática Desafios do estágio curricular no curso de pedagogia da UFPA no Marajó em tempos de pandemia

    Cleide Carvalho de Matos, VIVIANNE NUNES DA SILVA CAETANO, ELIANE MIRANDA COSTA (Author)
    Abstract views: 312 / PDF downloads: 382
    171-182
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.600
  • O estágio não obrigatório remunerado na formação de professores Elementos históricos e legais

    MARIA PRETTO, Ângela Maria Portelinha (Author)
    Abstract views: 286 / PDF downloads: 271
    183-198
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.604
  • Concepção de estágio e as condições de trabalho dos professores orientadores

    Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho, Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro, Antonio Germano Magalhães Junior (Author)
    Abstract views: 264 / PDF downloads: 236
    199-214
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.612
  • THIRD TRAINING SPACE: CONTRIBUTIONS OF THE SUPERVISED CURRICULAR INTERNSHIP FROM THE STUDENT PERSPECTIVE Contribuições do estágio curricular supervisionado na perspectiva discente

    Patrícia da Rosa Louzada da Silva, Fabiana Celente Montiel, Eraldo dos Santos Pinheiro (Author)
    Abstract views: 443 / PDF downloads: 256
    215-228
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.620