Formação para e na docência no ensino superior
Estudo de caso fenomenológico em uma universidade federal
DOI:
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.647Palavras-chave:
Formação e docência no ensino superior, Inserção profissional, Carreira docente universitária, FenomenologiaResumo
Objetivamos compreender como professores que iniciaram sua carreira no magistério superior numa instituição de ensino superior federal mineira elaboram suas trajetórias de formação e práticas docentes. Nesse estudo de caso, entrevistas semiestruturadas com 5 professores, selecionados intencionalmente, foram transcritas integralmente e analisadas fenomenologicamente. Os resultados explicitam lacunas pedagógicas, aprendizagem na prática e centralidade dos sentidos individualmente apreendidos. Concluímos que tornar-se professor universitário envolve elaborar um percurso contínuo de crescimento e reflexão sobre a própria atuação.
Downloads
Referências
ALES BELLO, A. Introdução à Fenomenologia. Tradução de J. T. Garcia e M. Mahfoud. Bauru: Edusc, 2006.
ANDRADE, A. C.; LUCENA, C.; BARLETA, I. A. A precarização do trabalho, o REUNI e o novo desenvolvimentismo. Revista HISTEDBR On-line, v. 18, n. 1, p. 234–257, 2018. doi.org/10.20396/rho.v18i1.8645868.
BONADIMAN, H. L. Socialização profissional de professores universitários iniciantes. 2016. 195 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.
BOLZAN, D. P. V.; ISAIA, S. M. A. Aprendizagem docente na educação superior: construções e tessituras da professoralidade. Educação, v. 29, n. 3, p. 489-501, 2006.
BRASIL. Decreto n. 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o programa de apoio a planos de reestruturação e expansão das universidades federais –REUNI. Brasília: Casa Civil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6096.htm>. Acesso em: 2 ago. 2021.
CARVALHO, C. H. A. de. Política para a educação superior no governo Lula expansão e financiamento. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, v. 58, p. 209-244, 2014. doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i58p209-244
CUNHA, M, I. Diferentes olhares sobre as práticas pedagógicas no ensino superior: a docência e sua formação. Educação, v. 27, n. 3, p. 525-536, 2004.
GOMES, W. A entrevista fenomenológica e o estudo da experiência consciente. Psicologia USP, v. 8, n. 2, p. 305-336, 1997.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2014.
SILVA, M. Complexidade da formação de professores: saberes teóricos e saberes práticos. São Paulo: UNESP, 2009.
STEIN, E. Conferências: verdad y claridad en la enseñanza y en la educación. In: STEIN, E. Obras Completas, v. IV: escritos antropológicos y pedagógicos. Burgos: Monte Carmelo, 2003. p. 61-70.
STEIN, E. Zum Problem der Einfühlung. Halle: Buchdruckerei des Waisenhauses, 1917.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI [UFVJM]. UFVJM: 65 anos de tradição em ensino, 13 anos de universidade. 2018. Disponível em: . Acesso em 18 out. 2018.
ZANCHET, B. M. A.; FAGUNDES, M. V. A preparação para o exercício do magistério superior far-se-á em nível de pós-graduação? Os docentes iniciantes respondem. Revista e-Curriculum, v. 8, n. 1, p. 1-21, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Josiane Aparecida Lima, Carolina de Resende Damas Cardoso, Roberta Vasconcelos Leite (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative CommonsAttribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix), transformação e criação de material a partir do conteúdo.