Residência pedagógica, ensino por investigação e a profissionalização de professores de física de uma universidade pública federal
DOI:
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i25.387Palavras-chave:
Residência Pedagógica. profissionalização docente. ensino por investigação. Narrativas. postura pedagógicaResumo
Este estudo buscou compreender como o programa Residência Pedagógica contribuiu para a profissionalização docente de residentes do curso de Física de uma universidade pública federal. Para a produção dos dados, realizamos uma roda de conversa com sete residentes que fizeram parte do primeiro edital do programa. Para análise dos dados, pautamo-nos nos pressupostos da Análise Textual Discursiva. Os resultados evidenciam que a vivência no cotidiano escolar e a possibilidade de analisar coletivamente o exercício profissional foram fundamentais para o processo de profissionalização desses residentes. Consideramos também que a concepção do ensino por investigação influenciou na constituição de novos modos de se relacionar no ambiente escolar, uma nova postura/modo de ser professor que reconhece a importância dos sujeitos compartilharem saberes e se responsabilizarem de forma coletiva pelo processo de construção de conhecimentos científicos e profissionais da docência.
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