ESCOLA, MORTE E FORMAÇÃO DOCENTE: INTERROGANDO O SILENCIAMENTO ENTRE CRIANÇAS-ADOLESCENTES E SEUS PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e825
Abstract views: 20 / PDF downloads: 11

Palavras-chave:

Formação docente, morte, Escola, pré-adolescente

Resumo

Este relato de experiência tem como objetivo transmitir a abordagem adotada por uma escola primária diante da morte imprevista de uma aluna a criança-adolescente do último ano. A pergunta “o que fazemos com isso?” funcionou como orientação para ritualizar o trânsito na ausência de Frida na escola. Se escreve sobre o potencial que os rituais têm através das possibilidades de invenção que oferece a arte na escola. Produções que ultrapassaram o limite do particular da escola ao público e social como tentativa de simbolizar a ausência de Frida na comunidade. Trata-se de uma sistematização de experiência que narra como a escola disponibiliza objetos culturais que, ao colocá-los em circulação/sublimação, permitem coletivizar o sofrimento e ao mesmo tempo subjetivar a morte. A escrita desta história se nutre dos grandes temas da humanidade: a sexualidade e a morte e em geral, não são tratados na formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.
 PlumX Metrics

Referências

AICHHOORN, August. Juventud desamparada. Prefacio de Sigmund Freud. Prólogo de Hebe Tizio. España: Gedisa, 2006.

ALLOUCH, Jean. Erótica del duelo en tiempos de la muerte seca. Buenos Aires: Cuenco de Plata, 2006.

ARIÈS, Phillippe. El hombre ante la muerte. Buenos Aires: Taurus, 2011.

BENJAMIN, Walter. “Experiencia y pobreza” [1933]. En Discursos interrumpidos I. Madrid: Taurus, 1982.

BRIGNONI, Susana. Pensar las adolescencias. Barcelona: UOC, S.L. 2012.

COROMINAS, Joan y PASCUAL, José. Diccionario crítico etimológico, castellano e hispánico. Madrid: Gredos, 1980.

CULLEN, Carlos. Críticas de las razones de educar. Buenos Aires: Paidós, 1997.

DESPRET, Vinciane. A la salud de los muertos. Relatos de quienes quedan. Buenos Aires: Cactus, 2021.

FREUD, Sigmund. “Tres ensayos de teoría sexual y otras obras”. En Obras Completas, Vol. VII. Buenos Aires: Amorrortu, 1992. Publicación original en 1905. p. 205

FREUD, Sigmund. “De guerra y muerte. Temas de actualidad”. En Obras Completas, Vol. XIV. Buenos Aires: Amorrortu, 1995. Publicación original en 1915. p. 275-301.

FREUD, Sigmund. “El malestar en la cultura”. En Obras Completas. Vol XXI. Buenos Aires: Amorrortu, 1980. Publicación original en 1930.

HASSOUN, Jacques. Los contrabandistas de la memoria. Buenos Aires: de la Flor, 1996.

HORVILLEUR, Delphine. Vivir con nuestros muertos. España: del Asteroide, 2022.

HEONIK, Kwon. Ghost of War in Vietnam. Cambridge: Cambridge UniversityPress, 2008. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511807596

JANKÉLÉVITCH, Vladimir. Pensar la muerte. Argentina: FCE, 2006.

JARA, Oscar “La sistematización de experiencias: aportes teóricos y metodológicos” Matinal. Revista de Investigación y Pedagogía, 4 y 5, Instituto de Ciencias y Humanidades de Perú, 2010.

LARROSSA, Jorge. La experiencia de la lectura. México: FCE, 2003.

NÓVOA, Antonio. Professores, imagem de um futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

RECALCATI, Massimo. El secreto del hijo. Barcelona: Anagrama, 2020.

WEDEKIND, Frank. El despertar de la primavera: Tragedia infantil. Argentina: Letra Viva, [1891] 2017.

SOUZA, Ana Cristina Gonçalves de Abreu. Revista Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.14, N.35, p. 727-741, maio-ago, 2022. DOI: https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1301

Downloads

Publicado

2024-12-28

Como Citar

SCRINZI, M.; RICOSSA, A. ESCOLA, MORTE E FORMAÇÃO DOCENTE: INTERROGANDO O SILENCIAMENTO ENTRE CRIANÇAS-ADOLESCENTES E SEUS PROFESSORES. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 16, n. 35, p. e825, 2024. DOI: 10.31639/rbpfp.v16.i35.e825. Disponível em: https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/e825. Acesso em: 8 jan. 2025.