ESCOLA, MORTE E FORMAÇÃO DOCENTE: INTERROGANDO O SILENCIAMENTO ENTRE CRIANÇAS-ADOLESCENTES E SEUS PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e825Palavras-chave:
Formação docente, morte, Escola, pré-adolescenteResumo
Este relato de experiência tem como objetivo transmitir a abordagem adotada por uma escola primária diante da morte imprevista de uma aluna a criança-adolescente do último ano. A pergunta “o que fazemos com isso?” funcionou como orientação para ritualizar o trânsito na ausência de Frida na escola. Se escreve sobre o potencial que os rituais têm através das possibilidades de invenção que oferece a arte na escola. Produções que ultrapassaram o limite do particular da escola ao público e social como tentativa de simbolizar a ausência de Frida na comunidade. Trata-se de uma sistematização de experiência que narra como a escola disponibiliza objetos culturais que, ao colocá-los em circulação/sublimação, permitem coletivizar o sofrimento e ao mesmo tempo subjetivar a morte. A escrita desta história se nutre dos grandes temas da humanidade: a sexualidade e a morte e em geral, não são tratados na formação docente.
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