Grupos de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho e a Formação Docente – GETRAFOR (2008-2017)

Autores

  • Márcia Souza Hobold Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Aliciene Fusca Machado Cordeiro Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
  • Sonia Maria Ribeiro Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v10i18.182
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Palavras-chave:

Formação de Professores, Trabalho docente, Grupo de Pesquisa

Resumo

Este texto apresenta informações do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho e a Formação Docente – GETRAFOR, mostrando um panorama de seu funcionamento e desenvolvimento das pesquisas dos projetos que estão vinculados ao grupo de pesquisa. Explicita-se a forma de funcionamento, como um grupo que abarca três diferentes projetos de pesquisa, as docentes, estudantes e professores da Educação Básica da Rede Pública de Ensino, que participaram ativamente durante os anos de 2008 a 2017. O objetivo central do GETRAFOR é realizar investigações voltadas para o trabalho e a formação docente nas várias instâncias de sua realização, sob um ponto de vista multideterminado, que considere questões históricas, políticas e culturais. Os resultados são evidenciados pelos dados dos projetos de pesquisa ao longo do texto, bem como a apresentação dos conceitos centrais de estudo do GETRAFOR e as metodologias utilizadas para o desenvolvimento das pesquisas. 

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Referências

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

HOBOLD, M. S.; CORDEIRO, A. F. M.; RIBEIRO, S. M. Grupos de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho e a Formação Docente – GETRAFOR (2008-2017). Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 10, n. 18, p. 103–116, 2018. DOI: 10.31639/rbpfp.v10i18.182. Disponível em: https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/182. Acesso em: 9 nov. 2024.