O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA PÓS-GRADUAÇÃO: ELEMENTOS DA FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i30.626Palavras-chave:
Estágio Supervisionado, Pós-Graduação, Formação Docente, Programa de Aperfeiçoamento de EnsinoResumo
O presente trabalho se insere no campo de pesquisa de formação docente para o Ensino Superior e tem como objetivo investigar o estágio supervisionado em docência no âmbito dos Programas de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem/USP de Ribeirão Preto (EERP), identificando, nas atividades desenvolvidas pelos pós-graduandos, contributos para a formação de professores em diferentes contextos de atuação. Na pesquisa de cunho qualitativo utiliza-se de uma metodologia exploratória com abordagem da análise documental e análise de conteúdo. O corpus da pesquisa consiste no Relatório Final de Estágio no que concerne à análise das atividades desenvolvidas pelos pós-graduandos no Estágio Supervisionado em Docência (ESD), segunda etapa do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE), em nível de pós-graduação, na EERP-USP. Os resultados apontam atividades diversificadas que corroboram para a organização do trabalho pedagógico em uma perspectiva crítica, mas apresentam alguns indícios de instrumentalidade quando referidos à concepção de docência.
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