Professores e pesquisa: da formação ao trabalho docente, uma tessitura possível
Palavras-chave:
Pesquisa, Formação de Professores, Prática DocenteResumo
O presente texto resulta de uma pesquisa intitulada A Pesquisa pedagógica nos cursos de Licenciatura em Pedagogia: aspectos do trabalho desenvolvido pelos professores, desenvolvida em nível de estágio pós-doutoral junto à Fundação Carlos Chagas. Propõe-se uma reflexão a respeito do conceito de pesquisa, que busca definir e explicitar suas características específicas e trazer algumas diferenças que marcam a pesquisa acadêmica, a pesquisa escolar e a pesquisa pedagógica, apontando esta última como relevante no processo formativo do professor. Ressalta-se a relação entre pesquisa e formação de professores, apontando também a necessidade de uma reestruturação curricular dos cursos de Pedagogia, de modo que a pesquisa possa ser pensada como eixo formativo da formação de professores. Ademais, discutem-se as contribuições da pesquisa na formação e prática docente, bem como o estudo do cotidiano escolar, enfocado como momento necessário para colocar em prática pressupostos subjacentes à prática do professor e vivenciar experiências de socialização entre alunos, professores e demais profissionais desse campo de saber.
Downloads
Referências
ABREU, Roberta Melo de Andrade; ALMEIDA, Danilo Di Manno de. Refletindo sobre a pesquisa e sua importância na formação e na prática do professor do ensino fundamental. Revista Entreideias: Educação, Cultura e Sociedade, n. 14, p. 73-85, jul./dez. 2008.
ALARCÃO, Isabel. Contribuição da didática para a formação de professores: reflexões sobre o seu ensino. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Didática e formação de professores: percurso e perspectivas no Brasil e em Portugal. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2000. p. 159-190.
ALVES, Rubem. Ciência é coisa boa. In: MARCELLINO, Nelson Carvalho (Org.). Introdução às ciências sociais. 4. ed. Campinas: Papirus, 1991.
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Impacto da pesquisa educacional sobre as práticas escolares. In: ZAGO, Nadir; CARVALHO, Marília Pinto de; VILELA, Rita Amélia Teixeira. (Org.). Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em sociologia da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 33-48.
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. A pesquisa no cotidiano escolar. In: FAZENDA, Ivani. Metodologia da pesquisa educacional. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2006. p. 35-45.
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Diferentes tipos de pesquisa qualitativa. In: Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995. p. 27-33.
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 2. ed. São Paulo: Papirus, 2002.
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Um projeto coletivo de investigação da prática pedagógica de professores da Escola Normal. In: FAZENDA, Ivani. (Org.). Novos enfoques da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 1992. p. 51-59.
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Uma pesquisa com os professores para avaliar a formação de professores. In: ROMANOWSKI, Joana Paulin Romanowski; MARTINS, Pura Lucia Oliver; JUNQUEIRA, Sergio Rogério Azevedo. (Org.). Conhecimento local e conhecimento universal: pesquisa, didática e ação docente. Curitiba: Champagnat, 2004. v. 1, p. 205-217.
BEILLEROT, Jacques. La recherche, essai d’analyse. Recherche et Formation, n. 9, p. 17-31, 1991.
CANEN, Ana. A pesquisa multicultural como eixo na formação docente: potenciais para a discussão da diversidade e das diferenças. Ensaio, Aval. Pol. Públ. Educação, Rio de Janeiro, v. 16, n. 59, p. 297-308, abr./jun. 2008.
CARR, Wilfred; KEMMIS, Stephen. Becoming Critical: Education, Knowledge And Action Research. London: Falmer Press, 1986.
D’AMBRÓSIO, Ubiratan. In: SERBINO, Raquel Volpato. Formação de professores. São Paulo: Unesp, 1998.
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. São Paulo: Autores Associados, 1996.
DEMO, Pedro. Pesquisa e construção do conhecimento. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994.
DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 1991.
DEMO, Pedro. Professor do futuro e reconstrução do conhecimento. In: MACIEL, Lizete; NETO, Alexandre (Org.). Formação de Professores: passado, presente e futuro. São Paulo: Cortez, 2004, p.113-124.
DINIZ-PEREIRA, Julio Emílio; LACERDA, Mitsi Pinheiro de. Possíveis significados da pesquisa na prática docente: ideias para fomentar o debate. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 30, n. 109, p. 1229-1242, set./dez. 2009.
DINIZ-PEREIRA, Julio Emílio; ZEICHNER, Keneth (Org.). A pesquisa na formação e no trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
DURAN, Marc; SAURY, Jacques; VEYRUNES, Philippe. Relações fecundas entre pesquisa e formação docente: elementos para um programa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 125, p. 37-62, maio/ago. 2005.
ELLIOTT, John. El cambio educativo desde la investigación-acción. Madrid: Morata, 1993.
FAZENDA, Ivani (Org.). A pesquisa como instrumentalização da prática pedagógica. In: SEVERINO, Antônio Joaquim et al. Novos enfoques da pesquisa educacional. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2007. p. 75-84.
FONTANA, Maria Iolanda. A prática de pesquisa: relação teoria e prática no curso de Pedagogia. Disponível em: <http://www.anped.org.br/reuniões/30 rc trabalhos / Gt 08 – 2858 pdf >. Acesso em: 18 set. 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 12. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
GATTI, Bernadete Angelina. Construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Plano, 2002.
GERALDI, Corinta Maria Grisolia; DARIO, Fiorentini; PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar (Org.). Cartografias do trabalho docente. Campinas: Mercado das Letras, 1998.
GERALDI, Corinta Maria Grisolia et al. Registrando a história vamos delineando (e complexificando) os significados que perpassam a constituição do professor pesquisador. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO, 8., Florianópolis, maio 1996. Anais... Florianópolis, 1996.
GHEDIN, Evandro; ALMEIDA, Washington Aguiar de. Fundamentos epistemológicos do desenvolvimento do estágio com pesquisa. Poiésis Pedagógica, v. 5-6, p. 15-32, jan./dez. 2007/2008.
GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
LENOIR, Yves. Pesquisar e formar: repensar o lugar e a função da prática de ensino. Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 97, p. 1299-1325, set./dez. 2006.
LIBÂNEO, José Carlos. Educação: pedagogia e didática: o campo investigativo da pedagogia e didática no Brasil: esboço histórico e buscas de identidade epistemológica e profissional. In: PIMENTA, Selma Garrido
(Org.). Didática e formação de professores: percurso e perspectivas no Brasil e em Portugal. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2000. p. 77-129.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos para quê? 8. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
LÜDKE, Menga. A pesquisa na formação do professor. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO, 7., Goiânia, 1994. Anais... Goiânia, 1994. p. 297-303.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Evolução da pesquisa em educação. In: LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. p. 1-10.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Combinando pesquisa e prática no trabalho e na formação de professores. Revista da Ande, v. 62, n. 2, p. 123-154, 1992.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de; CRUZ, Giseli Barreto da. Aproximando Universidade e escola de educação básica pela pesquisa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 125, p. 81-109, maio/ ago. 2005.
LÜDKE, Menga et al. O professor e a pesquisa. 5. ed. Campinas: Papirus, 2001.
LÜDKE, Menga et al. Investigando sobre o professor e a pesquisa. In: ROMANOWSKI, Joana Paulin; MARTINS, Pura Lucia Oliver; JUNQUEIRA, Sergio Rogério Azevedo (Org.). Conhecimento local e conhecimento universal: pesquisa, didática e ação docente. Curitiba: Champagnat, 2004. v. 1, p. 181-191.
LÜDKE, Menga et al. O professor, seu saber e sua pesquisa. Educação & Sociedade, ano XXII, n. 74, abril/2001.
LÜDKE, Menga et al. O que conta como pesquisa? São Paulo: Cortez, 2009.
LÜDKE, Menga. Pesquisa e formação docente. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 125, maio/ago. 2005.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Produção de conhecimentos para a abertura das escolas às diferenças: a contribuição do LEPED/ Unicamp. In: GAIO, Roberta (Org.). Metodologia de pesquisa e produção de conhecimento. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 88-104.
NASCIMENTO, Claudemiro Godoy do; BASTOS, Edivânia Pereira. Pesquisa na formação docente: notas introdutórias. Revista Eletrônica de Ciências da Educação, Campo Largo, v. 7, n. 1, jun. 2008.
NÓVOA, Antônio. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
OLIVEIRA, Maria Rita de. A pesquisa em didática no Brasil: da tecnologia do ensino à teoria pedagógica. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Didática e formação de professores: percurso e perspectivas no Brasil e em Portugal. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2000. p. 131-157.
PERRENOUD, Philippe. Formar professores em contextos sociais em mudança: prática reflexiva e participação crítica. Revista Brasileira de Educação, n. 12, p. 5-21, set./dez. 1999.
PIMENTA, Selma Garrido. Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 521-539, set./dez. 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative CommonsAttribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix), transformação e criação de material a partir do conteúdo.