CARTOGRAPHIE DU PIBID ET PRP EN GÉOGRAPHIE À L’UNEB DANS LE TERRITOIRE DE BAIANO

Auteurs

  • Vitória Letícia de Jesus SOUSA Universidade do Estado da Bahia-UNEB Programa de Pós-graduação em Estudos Territoriais (PROET) Salvador, Bahia – Brasil
  • Simone Ribeiro SANTOS Universidade do Estado da Bahia-UNEB Programa de Pós-graduação em Estudos Territoriais (PROET) Salvador, Bahia – Brasil https://orcid.org/0000-0001-5477-6216

DOI :

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e774
Abstract views: 46 / PDF downloads: 9

Mots-clés :

PIBID, PRP, UNEB, Diplôme en Géographie, Formation des enseignants

Résumé

Ce texte est issu d’une recherche de master, avec une approche qualitative, liée au Programme de troisième cycle en études territoriales (PROET), de l’Université d’État de Bahia (UNEB), dont les objets d’étude sont le Programme d’initiation à l’enseignement (PIBID) et pédagogique. Programme de résidence (PRP), développé dans les cours de licence en géographie proposés par l’UNEB, tentant de présenter l’importance de ces programmes pour la formation initiale des professeurs de géographie. La rédaction de ce texte résulte d’une analyse des informations contenues dans les sous-projets PIBID et PRP développés dans les départements de Jacobina, Santo Antônio de Jesus, Caetité et Serrinha. La recherche a montré que l’UNEB est une institution importante qui promeut la formation initiale des professeurs de géographie, en partenariat avec des projets liés au PIBID et au PRP.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
 PlumX Metrics

Références

ANADON, Simone Barreto; GONÇALVES, Suzane Vieira. PIBID e Residência Pedagógica: Efeitos nos cursos de Licenciaturas. In: X CIDU Congresso IberoAmericano de Docência Universitária ‘envolvimento estudantil’, 2018, Porto Alegre. Anais... X CIDU - Congresso Ibero-Americano de Docência Universitária Envolvimento Estudantil no Ensino Superior. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2018. v. 1.

BAHIA. Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia. Perfil dos Territórios de Identidade. Salvador: SEI, 2016. 3 v. p. (Série territórios de identidade da Bahia, v. 2). Disponível em: <https://sei.ba.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2000&Itemid=284&lang=pt>. Acesso em: 28 maio 2023.

BAHIA. Superintendência de Estudos Sociais e Econômicos da Bahia (SEI). Territórios de identidade do Estado da Bahia. 2015. Disponível em: <http://www.sei.ba.gov.br/site/geoambientais/mapas/pdf/territ_ident_2v25m_2015.pdf>. Acesso em: 2 ago. 2016.

BARROS, Maria Cláudia Meira Santos; SANTOS, Janaína de Jesus; BASTOS, Luciete de Cássia Souza Lima; RODRIGUES, Maria Camargo. Interdisciplinaridade, formação docente e temas transversais. Subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). Colegiado do curso de Licenciatura em Geografia do Departamento de Ciências Humanas – Campus VI da Universidade do Estado da Bahia, Caetité, 2013. (Digitalizado)

BATISTA, Marize Damiana Moura B. O ensino de Geografia e a formação dos professores: diálogos e práticas entre estudantes da licenciatura em Geografia da UNEB, Campus XI e professores das escolas estaduais de Ensino Fundamental II e Médio de Serrinha, BA. Subprojeto Programa Institucional de Iniciação Docência (PIBID). Colegiado do curso de Licenciatura em Geografia. Departamento de Educação. Universidade do Estado da Bahia, Campus XI, Serrinha, 2011. (Digitalizado)

BATISTA, Marize Damiana Moura B.; CARDOSO, Ivan dos Reis. Formação Docente, Geografia Escolar e Conhecimento Histórico-crítico: o PIBID na organização do ensino e aprendizagens geográficas, no Território do Sisal, BA. Subprojeto Programa Institucional de Iniciação Docência (PIBID). Colegiado do curso de Licenciatura em Geografia. Departamento de Educação. Universidade do Estado da Bahia, Campus XI, Serrinha, 2020. (Digitalizado)

BATISTA, Marize Damiana Moura B.; OLIVEIRA, Simone Santos de; PORTUGAL, Jussara Fraga. Formação docente e Geografia Escolar: das práticas e saberes espaciais à construção do conhecimento geográfico. Subprojeto Programa Institucional de Iniciação Docência (PIBID). Colegiado do curso de Licenciatura em Geografia. Departamento de Educação. Universidade do Estado da Bahia, Campus XI, Serrinha, 2013. (Digitalizado)

BATISTA, Marize Damiana; SANTOS, Janeide Bispo dos. O PIBID na defesa da Geografia nas escolas no Território do Sisal, BA: contribuições ao ensino na abordagem histórico-crítica. Subprojeto Programa Institucional de Iniciação Docência (PIBID). Colegiado do curso de Licenciatura em Geografia. Departamento de Educação. Universidade do Estado da Bahia, Campus XI, Serrinha, 2022. (Digitalizado)

CAVALCANTI, L. S. Geografia e Práticas de Ensino. Ed. Alternativa, Goiânia: GO, 2002.

CAVALCANTI, Paula Arcoverde. GeoFORmAÇÃO: trilhando caminhos entre a Universidade e a Escola. Subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). Colegiado do curso de Licenciatura em Geografia do Departamento de Ciências Humanas – Campus V da Universidade do Estado da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2018. (Digitalizado)

COSTA, Glauber Barros Alves. Geografando no Ensino Médio. Subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). Colegiado do curso de Licenciatura em Geografia do Departamento de Ciências Humanas – Campus VI da Universidade do Estado da Bahia, Caetité, 2012. (Digitalizado)

COSTA, Glauber Barros Alves. Saber de Imersão: a Residência Pedagógica em Geografia da Formação e seus Saberes à Prática em Geografia da Formação e seus Saberes à Prática em Sala de Aula. Subprojeto do Programa de Residência Pedagógica (PRP/CAPES). Colegiado do curso de Licenciatura em Geografia do Departamento de Ciências Humanas – Campus VI da Universidade do Estado da Bahia, Caetité, 2022. (Digitalizado)

COSTA, Glauber Barros Alves; ROCHA, Gabriela Silveira. Linguagens e Ensino de Geografia: Práticas, pesquisas e possibilidades. Subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). Colegiado do curso de Licenciatura em Geografia do Departamento de Ciências Humanas – Campus VI da Universidade do Estado da Bahia, Caetité, 2013. (Digitalizado)

FONSECA, Antonio Angelo Martins da; DELGADO, Juan Pedro Moreno. As novas demandas regionais por cursos de graduação no Estado da Bahia: uma proposta de regionalização. Revista de Desenvolvimento Econômico. Salvador, Ano XIV Nº 26, 172 – 192, dezembro de 2012. DOI: https://doi.org/10.21452/rde.v14i26.2352

GATTI, Bernadete A; ANDRÉ, Marli E. D; GIMENES, Nelson A. S. FERRAGUT, Laurizete. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). São Paulo: FCC/SEP, 2014.

MOTA JÚNIOR, Antônio de Macedo; TORRES, Henderson Carvalho. Educação superior no estado da Bahia: contexto histórico e expansão da oferta. Salvador, v. 2, n.2, p. 83-106, abr./ago. 2017. DOI: https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2017.v2.n2.83-106

NERI, Antonio Avelar Macedo; SOUSA JÚNIOR, Arnóbio Rodrigues de. PIBID e PRP: políticas públicas necessárias na formação inicial docente. Boletim de conjuntura, Ano II | Volume 1| Nº 1| Boa Vista|2020, p. 42 – 48.

NUNES, Marcone Denys dos Reis. As Geografias do Sujeito: categorias, identidades e saberes na escola. Subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). Colegiado do curso de Licenciatura em Geografia do Departamento de Ciências Humanas, Campus IV da Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, 2012. (Digitalizado)

NUNES, Rodrigo dos Reis; SANTOS, Ivaneide Silva dos. Língua Inglesa e Geografia no Ensino Médio: transitando pelas hipermídias e hipertextos numa proposta interdisciplinar. Subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). Colegiado do curso de Licenciatura em Geografia do Departamento de Ciências Humanas, Campus IV da Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, 2013. (Digitalizado)

OLIVEIRA, Simone Santos de; PORTUGAL, Jussara Fraga. Educação Geográfica: diversas linguagens, formação docente e Geografia Escolar. Subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). Colegiado do curso de Licenciatura em Geografia do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XI, Serrinha, 2018 (Digitalizado).

PINHEIRO, Josemare Pereira dos Santos. Ensino da Geografia: tecendo saberes e fazeres para uma educação emancipatória na Programa de Residência Pedagógica. Subprojeto do Residência Pedagógica (PRP/CAPES). Colegiado do curso de Licenciatura em Geografia do Departamento de Ciências Humanas – Campus V da Universidade do Estado da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2022. (Digitalizado)

PIRES, Cláudia Moreira Sousa. Geoexperiência Residência Pedagógica: aprendizagens da docência de Geografia na interface Universidade-Escola Básica. Subprojeto do Programa de Residência Pedagógica (PRP/CAPES). Colegiado do curso de Licenciatura em Geografia do Departamento de Ciências Humanas – Campus V da Universidade do Estado da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2020. (Digitalizado)

PIRES, Cláudia Moreira Sousa. Itinerâncias entre formação e trabalho docente: Núcleo Residência Pedagógica de Geografia – UNEB – campus V. Subprojeto do Programa de Residência Pedagógica (PRP/CAPES). Colegiado do curso de Licenciatura em Geografia do Departamento de Ciências Humanas – Campus V da Universidade do Estado da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2018. (Digitalizado)

PORTUGAL, Jussara Fraga. OLIVEIRA, Simone Santos de. Formação docente, Geografia escolar e educação Geográfica: Residência Pedagógica no Território do Sisal. Subprojeto do Programa de Residência Pedagógica (PRP/CAPES). Colegiado do curso de Licenciatura em Geografia do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XI, Serrinha. 2020. (Digitalizado).

ROCHA, Gabriela Silveira. Geografia e Tecnologia: O sujeito e o mundo. Subprojeto do Programa de Residência Pedagógica (PRP/CAPES). Colegiado do curso de Licenciatura em Geografia do Departamento de Ciências Humanas – Campus VI da Universidade do Estado da Bahia, Caetité, 2018. (Digitalizado)

SANTANA, Flávia Cristina de Macêdo; BARBOSA, Jonei Cerqueira. O dispositivo formativo da residência pedagógica: ataques, lutas e resistências. Revista Brasileira de Educação v. 25 e 250065, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250065

SANTOS, Gisele Maria Mota dos. Novos desafios: Educação em direitos humanos na escola. Subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). Colegiado do curso de Licenciatura em Geografia do Departamento de Ciências Humanas - Campus IV da Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, 2018. (Digitalizado)

SANTOS, Simone Ribeiro; PORTUGAL, Jussara Fraga. Tempos e percursos da docência: educação geográfica e saberes-fazeres na escola. Subprojeto do Programa de Residência Pedagógica (PRP/CAPES). Colegiado do curso de Licenciatura em Geografia do Departamento de Educação – Campus XI da Universidade do Estado da Bahia, Serrinha, 2022. (Digitalizado)

SILVIA, Núbia Maria de Brito. Construindo e planejando práticas pedagógicas em Geografia. Subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). Colegiado do curso de Licenciatura em Geografia do Departamento de Ciências Humanas – Campus VI da Universidade do Estado da Bahia, Caetité, 2018. (Digitalizado)

SILVIA, Núbia Maria de Brito. Construindo e Planejando Práticas Pedagógicas em Geografia. Subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). Colegiado do curso de Licenciatura em Geografia do Departamento de Ciências Humanas – Campus VI da Universidade do Estado da Bahia, Caetité, 2022. (Digitalizado) DOI: https://doi.org/10.51189/rema/1708

SOUSA, Vitória Letícia de Jesus. PIBID, PRP e formação de professores de Geografia: narrativas, saberes e experiências. Texto dissertativo de mestrado apresentado à banca de qualificação do Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais (PROET). Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET). Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus I, Salvador, 2023.

SOUZA, Patrícia Pires Queiroz. Itinerâncias da docência em Geografia: a escola-cidadã à cidade-escola. Subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). Colegiado do curso de Licenciatura em Geografia do Departamento de Ciências Humanas – Campus V da Universidade do Estado da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2012. (Digitalizado)

SOUZA, Patrícia Pires Queiroz; TORRES, Cláudia Regina de Oliveira Vaz. #vamosprárua – Bairro – Escola Cajueiro: Caminhos da iniciação à docência em Geografia. Subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). Colegiado do curso de Licenciatura em Geografia do Departamento de Ciências Humanas – Campus V da Universidade do Estado da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2013. (Digitalizado)

UNEB. DEPARTAMENTOS DA UNEB – Universidade do Estado da Bahia. Disponível em: <https://portal.uneb.br/a-uneb/>. Acesso em: 05 dez. 2023.

Téléchargements

Publiée

2024-12-28

Comment citer

SOUSA, V. L. de J.; SANTOS, S. R. CARTOGRAPHIE DU PIBID ET PRP EN GÉOGRAPHIE À L’UNEB DANS LE TERRITOIRE DE BAIANO. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 16, n. 35, p. e774, 2024. DOI: 10.31639/rbpfp.v16.i35.e774. Disponível em: https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/e774. Acesso em: 9 janv. 2025.