“NADA PARECE MOTIVAR ESSA JUVENTUDE”: DESAFIOS DA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NA CONTEMPORANEIDADE A PARTIR DA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DOCENTE

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e744
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Mots-clés :

Complexidade, Formação docente, Professores universitários

Résumé

A pesquisa buscou refletir os desafios da docência universitária a partir do paradigma da complexidade. É um estudo exploratório, que investigou a percepção de docentes sobre os processos formativos e seu impacto na docência, considerando o período de 2020 a 2023. De cunho qualitativo, teve como instrumento de geração de dados a entrevista. Os resultados mostram que os professores assumem a existência e a importância dos diferentes processos formativos nas dimensões da autoformação, heteroformação, interformação e humana formação no período investigado. Conclui-se que o desenvolvimento profissional, nas distintas dimensões, contribui para a complexa formaçãode professores universitários na contemporaneidade, permeada por drásticas mudanças no perfil dos estudantes nos últimos anos, especialmente com os desafios gerados a partir do período pandêmico.

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Publiée

2024-08-19

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ROSSI, C. .; IRALA, V. B. “NADA PARECE MOTIVAR ESSA JUVENTUDE”: DESAFIOS DA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NA CONTEMPORANEIDADE A PARTIR DA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DOCENTE. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 16, n. 35, p. e744, 2024. DOI: 10.31639/rbpfp.v16.i35.e744. Disponível em: https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/e744. Acesso em: 9 nov. 2024.