FORMAÇÃO DOCENTE NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SALVADOR/BA, NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19
DOI :
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v16.i35.e733Mots-clés :
Educação, Formação de professores/as, Práticas pedagógicas, Pandemia, TecnologiaRésumé
Considerando a importância da formação docente para garantir a oferta de uma educação de qualidade, especialmente em redes públicas de ensino e, em contextos atípicos, como os gerados pela Pandemia de covid-19, realizamos uma pesquisa que objetivou contribuir para que a formação docente pudesse, nestes contextos, ser reconhecida e aprimorada. No desenvolvimento, optamos pelo método qualitativo, revisão de literatura e aplicação de questionário misto. A análise de conteúdo permitiu evidenciar que a maioria dos docentes da Rede Municipal de Salvador não estava habilitada para atuar no ensino remoto e que, mesmo depois de mais de dois anos de pandemia, esta rede não investiu em formações para seus professores. De outro lado, identificamos um movimento auto formativo por parte de muitos docentes. Ademais, constatamos que o modelo de ensino utilizado no período não contemplou o necessário acesso de estudantes e professores a recursos tecnológicos e digitais.
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