CONTRIBUTOS TEÓRICOS PARA PENSAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA PROFISSIONALIDADE

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v15i34.717
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Mots-clés :

Formação de professores, competências, profissionalidade, identidade

Résumé

Este artigo consiste em um estudo bibliográfico sobre a formação e profissionalidade docente, aprofundando aspetos sobre as competências e a identidade profissional de professores. Inicialmente faz-se uma abordagem conceitual sobre formação de professores, chegando ao termo profissionalidade e seus desdobramentos, como competências e identidades. Neste cenário, o texto transita por diferentes olhares teóricos sobre os processos de formação docente, aproximando o pensamento de autores que transitam pela teoria crítica e pós crítica. Foram levantados contributo teóricos para discutir os modos de constituição de identidades docentes considerando o exercício das competências profissionais. É possível compreender que as perspectivas sobre a constituição profissional docente, dimensionadas em competências e identidades, envolvem um processo dinâmico, regido pelas mudanças sociais e delimitado em diferentes contextos que as produzem.

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2024-02-09

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PINHEIRO, D.; FREIRE, S. CONTRIBUTOS TEÓRICOS PARA PENSAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA PROFISSIONALIDADE . Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 15, n. 34, p. 4–15, 2024. DOI: 10.31639/rbpfp.v15i34.717. Disponível em: https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/717. Acesso em: 27 nov. 2024.