INDÍCIOS DE EDUCAÇÃO CTS NAS LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA NA UNICAMP

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DOI :

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v15i33.703
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Mots-clés :

Educação CTS, Formação de professores, Ensino de ciências da natureza

Résumé

As pesquisas sobre a abordagem das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no ensino de ciências da natureza já contam com uma vasta contribuição em congressos, periódicos, dissertações e teses. No entanto, estudos recentes apontam que a efetivação da Educação CTS na escola básica ainda depende da superação de dificuldades envolvendo a formação inicial de professores. Este artigo investiga indícios de Educação CTS em licenciaturas em ciências, física, química e biologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), através da análise dos currículos desses cursos. Os resultados da investigação apontam que ainda é incipiente a presença de abordagem CTS nos cursos de formação inicial de professores, com inserções pontuais em disciplinas pedagógicas.

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Publiée

2023-09-28

Comment citer

CUNHA, R. B. INDÍCIOS DE EDUCAÇÃO CTS NAS LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA NA UNICAMP. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 15, n. 33, p. 141–151, 2023. DOI: 10.31639/rbpfp.v15i33.703. Disponível em: https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/703. Acesso em: 27 nov. 2024.