PSICOLOGIA E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DA BNC-FORMAÇÃO

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DOI :

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v15i34.701
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Mots-clés :

Psicologia histórico-cultural, Formação de professores, BNC-formação, Aprendizagem e desenvolvimento humanos

Résumé

Pautando-se nos pressupostos teórico-metodológicos da psicologia histórico-cultural, o presente artigo assume como objeto de análise a BNC-formação e apresenta como objetivo problematizar as concepções psicológicas sobre aprendizagem e desenvolvimento expressas e implícitas nesse documento. Inspiradas na abordagem da análise documental e partindo de uma perspectiva ensaística, as reflexões estão organizadas a partir do seguinte caminho argumentativo: uma análise histórica acerca da presença da psicologia na formação de professores no Brasil; a contextualização da BNC-Formação a partir da publicação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular); diálogos entre as concepções psicológicas que subjazem a BNC-Formação e os pressupostos da psicologia histórico-cultural. As análises apresentadas evidenciam que as concepções de aprendizagem e desenvolvimento expressas nesse documento – assim como os projetos de sociedade, de educação e de ensino nele implícitos –, servem ao esvaziamento dos potenciais humanizadores e críticos da educação, reforçando o lugar histórico que a psicologia tem ocupado nesse campo no sentido de culpabilizar indivíduos por problemas coletivos e de ordem político-social.

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Publiée

2024-02-09

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LIMA, C. P. de. PSICOLOGIA E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DA BNC-FORMAÇÃO. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 15, n. 34, p. 16–34, 2024. DOI: 10.31639/rbpfp.v15i34.701. Disponível em: https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/701. Acesso em: 27 nov. 2024.