POR UMA PEDAGOGIA DA FORMAÇÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ELEMENTOS PARA A SUA COMPREENSÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA

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DOI :

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i30.625
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Mots-clés :

Educação Física, Pedagogia da Formação, Estágio supervisionado., Prática, Formação inicial.

Résumé

Este trabalho teve como objetivo analisar os elementos do estágio supervisionado (ES) que estariam contribuindo para uma pedagógica da formação. Opta-se pela pesquisa qualitativa, construtivismo social, com quatro professores orientadores - ES de universidades públicas – IES, tendo como técnicas: análise documental, entrevista, análise de conteúdo. Observou-se nos programas de ES e entrevistas a presença de um(a): projeto; uma base de conhecimentos; problematização dos conteúdos; portfólios e casos de ensino, relatos de experiência, relatórios; acolhimento e acompanhamento do estagiário; formação do formador da escola; profissionalidade; reflexão crítica. Concluiu-se que os elementos apontados para uma pedagogia da formação estão colocados, faltando o desenvolvimento de um ponto de vista pedagógico.

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Publiée

2022-08-29

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SOUZA NETO, S. de; BONATTO RUFINO, L. G. POR UMA PEDAGOGIA DA FORMAÇÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ELEMENTOS PARA A SUA COMPREENSÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 14, n. 30, p. 91–105, 2022. DOI: 10.31639/rbpfp.v14i30.625. Disponível em: https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/625. Acesso em: 27 nov. 2024.