Implicações de uma comunidade de aprendizagem ao desenvolvimento profissional docente de professoras da educação infantil em tempos de pandemia

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DOI :

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i29.554
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Mots-clés :

Desenvolvimento profissional docente. Formação continuada de professores. Educação Infantil. Educação em tempos de Pandemia. Comunidade de aprendizagem.

Résumé

No ano de 2020, devido à pandemia, as instituições de educação tiveram que se reinventar para dar continuidade às propostas formação de professores. O presente artigo tem por objetivo compreender as implicações de uma comunidade de aprendizagem em tempos de pandemia ao desenvolvimento profissional docente de professoras de um Centro de Educação Infantil do município de Gaspar, Santa Catarina. O estudo fundamenta-se em Nóvoa (1992), Garcia (1999), Gatti (2008), Imbernón (2009), dentre outros. Trata-se de pesquisa qualitativa, cujos dados, gerados por meio de entrevistas semiestruturadas individuais e grupo de interlocução, apontaram para: ampliação de saberes docentes; reflexões sobre a prática educativa em tempos de pandemia; amenização dos dilemas da prática no retorno das aulas presenciais; mudanças na prática docente; e continuidade no processo de formação. Espera-se, com esta pesquisa, ampliar as reflexões acerca da potência de processos formativos colaborativos.

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2022-04-16

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SILVA, T. D. O. da .; RAUSCH, R. B.; SOPELSA, C. dos S. P. . Implicações de uma comunidade de aprendizagem ao desenvolvimento profissional docente de professoras da educação infantil em tempos de pandemia. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 14, n. 29, p. 43–56, 2022. DOI: 10.31639/rbpfp.v14i29.554. Disponível em: https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/554. Acesso em: 27 nov. 2024.