La présence de l'enseignement littéraire dans la formation initiale des pédagogues : apports d'un volet curriculaire

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i29.506
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Mots-clés :

Educação literária. Formação docente. Componente curricular.

Résumé

O presente trabalho parte da experiência de monitoria acadêmica vivenciada no componente curricular Língua e Literatura da graduação em Pedagogia vinculada à Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Com isso, o objetivo consiste em verificar os efeitos do referido componente na formação de graduandos e graduandas em Pedagogia do Centro de Educação (CE/UFPB). Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa com oito estudantes que cursaram o componente, por meio de um questionário on-line como instrumento. Além disso, apoiamo-nos nos pressupostos teóricos de Aguiar (2001); Bordini e Aguiar (1988); Candido (1995); Freire (1996); Reyes (2012); Saldanha e Amarilha (2018), dentre outros. Sendo assim, os resultados obtidos revelaram que o desenvolvimento do componente durante março a julho de 2021 garantiu a presença de uma educação literária na formação inicial dos estudantes, pois agregou repertório teórico e metodológico que servirão de base para a atuação docente na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.

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Publiée

2022-04-16

Comment citer

SANTOS, S. de A. dos .; CAVALCANTI, M. de O. C. . La présence de l’enseignement littéraire dans la formation initiale des pédagogues : apports d’un volet curriculaire. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 14, n. 29, p. 77–90, 2022. DOI: 10.31639/rbpfp.v14i29.506. Disponível em: https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/506. Acesso em: 27 nov. 2024.