Início da docência: investigando professores do ensino fundamental

Auteurs

  • Cláudia Valéria Gabardo Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE.
  • Márcia de Souza Hobold
Abstract views: 2119 / PDF downloads: 2277

Mots-clés :

Ensino Fundamental, Início da Carreira, Trabalho Docente

Résumé

O início da docência é um período de tempo que compreende os primeiros anos na profissão, nos quais os professores fazem a transição de estudantes a docentes. É uma etapa de tensões e aprendizagens intensas, em contextos geralmente desconhecidos, onde adquirem conhecimento profissional que possibilitam a sua sobrevivência na profissão. As primeiras experiências vivenciadas pelos professores em início de carreira têm influência direta sobre a sua decisão de continuar ou não na profissão, porque este é um período marcado por sentimentos contraditórios que desafiam cotidianamente o professor e sua prática docente. Assim, o objetivo desta pesquisa é conhecer o que dizem os professores do ensino fundamental sobre seu início de carreira na rede pública de ensino. Os sujeitos desta investigação são professores que estão iniciando sua carreira docente, com até três anos de ingresso, recém-saídos da graduação, independente da formação, idade e sexo. Diante da quantidade elevada de questionários, e por se tratar de um levantamento de dados, compreende-se que esta pesquisa articula-se ao tipo survey. Assim, os sujeitos envolvidos foram “ouvidos” através de questionário pré-elaborado, com perguntas abertas e fechadas. Teoricamente, este estudo tem como principal referência Marcelo (1992 e 1999), Nóvoa (1992) e Huberman (1989; 1992; 1995). A análise dos dados permitiu conhecer as dimensões do trabalho docente e os dilemas dos professores iniciantes e, a partir dessa compreensão, levantar aspectos importantes para a análise e reflexão dos cursos de formação continuada para os professores iniciantes.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

2018-06-19

Comment citer

GABARDO, C. V.; DE SOUZA HOBOLD, M. Início da docência: investigando professores do ensino fundamental. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 85–97, 2018. Disponível em: https://mail.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/48. Acesso em: 27 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Articles

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice